Nos embalos da Geringonça

Foi debaixo de um pé de laranjeira, em 2007, que um grupo de amigos começou uma despretensiosa batucada. Naquele dia, eles transformara…

Foi debaixo de um pé de laranjeira, em 2007, que um grupo de amigos começou uma despretensiosa batucada. Naquele dia, eles transformaram a capa de um DVD do Paul McCartney em instrumento. Quatro anos depois, em 2011, os amigos estavam no palco e a banda Geringonça realizava seu primeiro show. Hoje, o grupo continua fazendo música de forma irreverente e com um toque de humor.

O formato, segundo a banda, é diferente. “Apresentamos um Teatral, em que a música permite espaço para atuação, além de figurino, iluminação, tipos e vozes", contam. Desta forma, surgem: Julián Ramirez, Palhaço Zuli, Pedaço da Natureza, Voodoo, Grilo-Cantor e Ivan Kshowski. São eles os artistas da Geringonça, e eram eles também, os protagonistas do espetáculo que foi para o palco em 2011, “Música Típica do Lado de Lá”.

As canções da banda são todas autorais. “Normalmente um, ou às vezes dois juntos, compõe(m) o básico da canção, a letra e a ideia da melodia”, afirma Julián Ramirez. Depois, juntos eles vão acrescentando outros elementos, colocando instrumentos e completando a letra.

As cenas do espetáculo também são desenvolvidas em conjunto. A diferença é que eles recebem auxílio de uma diretora teatral. A primeira montagem foi conduzida por Daiani Brum, hoje a Juliet Castaldello é a diretora teatral da banda.
No início do ano, a banda gaúcha foi para São Paulo e gravou 5 músicas no Midas Studio através de uma promoção do estúdio. As canções vão estar em um EP que o grupo pretende lançar em breve. Para o palco, a Geringonça pretende levar o “Música Típica do Lado de Lá” para outras cidades do Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, desenvolver um show novo. A banda ainda tem um clipe e uma série de vídeos do show que fizeram no Theatro Treze de Maio em dezembro de 2012 em fase de edição.

Músicas da Geringonça, vídeos e mais informações sobre a banda estão no site Viva Geringonça.
Foto de Ana Paula Lovatto e ilustração de Jorge Gularte.
A+
A