Reprodução/Divulgação


Foi debaixo de um pé de laranjeira, em 2007, que um grupo de amigos começou uma despretensiosa batucada. Naquele dia, eles transformaram a capa de um DVD do Paul McCartney em instrumento. Quatro anos depois, em 2011, os amigos estavam no palco e a banda Geringonça realizava seu primeiro show. Hoje, o grupo continua fazendo música de forma irreverente e com um toque de humor.

O formato, segundo a banda, é diferente. “Apresentamos um Teatral, em que a música permite espaço para atuação, além de figurino, iluminação, tipos e vozes", contam. Desta forma, surgem: Julián Ramirez, Palhaço Zuli, Pedaço da Natureza, Voodoo, Grilo-Cantor e Ivan Kshowski. São eles os artistas da Geringonça, e eram eles também, os protagonistas do espetáculo que foi para o palco em 2011, “Música Típica do Lado de Lá”.

As canções da banda são todas autorais. “Normalmente um, ou às vezes dois juntos, compõe(m) o básico da canção, a letra e a ideia da melodia”, afirma Julián Ramirez. Depois, juntos eles vão acrescentando outros elementos, colocando instrumentos e completando a letra.

As cenas do espetáculo também são desenvolvidas em conjunto. A diferença é que eles recebem auxílio de uma diretora teatral. A primeira montagem foi conduzida por Daiani Brum, hoje a Juliet Castaldello é a diretora teatral da banda.
No início do ano, a banda gaúcha foi para São Paulo e gravou 5 músicas no Midas Studio através de uma promoção do estúdio. As canções vão estar em um EP que o grupo pretende lançar em breve. Para o palco, a Geringonça pretende levar o “Música Típica do Lado de Lá” para outras cidades do Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, desenvolver um show novo. A banda ainda tem um clipe e uma série de vídeos do show que fizeram no Theatro Treze de Maio em dezembro de 2012 em fase de edição.

Músicas da Geringonça, vídeos e mais informações sobre a banda estão no site Viva Geringonça.
Foto de Ana Paula Lovatto e ilustração de Jorge Gularte.

Nos embalos da Geringonça Nos embalos da Geringonça Reviewed by Marianna Antunes on 13:05:00 Rating: 5