Álbum de Família | Uma profunda análise familiar

Encontros forçados são os mais difíceis. Os combinados têm um propósito definido, talvez enveredando em conclusões diferentes das imagi…

Encontros forçados são os mais difíceis. Os combinados têm um propósito definido, talvez enveredando em conclusões diferentes das imaginadas, mas há alguma ideia do que se pode esperar. 'Álbum de Família' (August: Osage County) trata de um encontro forçado, portanto difícil, e tem como agravante ser entre membros de uma mesma família. Inevitavelmente, famílias são problemáticas – umas mais, outras menos – e em torno desses problemas, e da bagagem que seus personagens trazem consigo que se desenvolve o encontro.

Baseado na peça homônima de Tracy Letts, 'Álbum de Família', é uma reunião familiar motivada por uma tragédia. E essa tragédia principal desencadeia outras, motivadas aqui pelo que não foi dito, por conflitos de interesse, de gerações e de pensamento. A conservadora Violet Weston (Meryl Streep), é a motivadora principal desses conflitos, e com esses, cada uma de suas filhas (Julia Roberts, Juliette Lewis e Julianne Nicholson) e sua irmã imponente Mattie Fae (Margo Martindale) desenvolvem seus caminhos e expõem sua personalidade, e encontram no momento trágico da família uma oportunidade para expressarem o que estava guardado dentro de cada uma, em que tudo é expresso com inteligência e coerência – como o bom espectador preza – e o separa de ser apenas mais uma drama familiar.

Mas o destaque do filme está no elenco. Não apenas por ser recheado de nomes famosos, mas pelas performances, com destaque para Meryl Streep, Julia Roberts e Chris Cooper que constroem seus personagens com muita competência e veracidade. A obra também acerta pela empatia que provoca, fazendo com que tudo se assente no final, e tendo como aliados elementos certeiros criados por Letts e Wells, como a figura da empregada indígena, elementos de cena e simbolismos bem pontuais.

Assim, 'Álbum de Família' deixa de ser apenas mero entretenimento e provoca um certo rebuliço interior, sendo difícil não começar a fazer uma análise de sua própria família ao assistir aos Wetsons, e percebemos que trocando uma foto ou outra, nossa álbum de família não é tão diferente deste.

A+
A