'Como ter uma vida normal sendo louca' | Para os loucos normais

Sabe quando você tenta ler um livro, e por mais interessante que ele seja, a leitura não rende? E aí você muda, porque talvez seja aquela…

Sabe quando você tenta ler um livro, e por mais interessante que ele seja, a leitura não rende? E aí você muda, porque talvez seja aquela obra, mas não importa o que você for ler, não passa das primeiras páginas? Deram a isso o nome de ressaca literária. Eu gosto desse nome, fica mais bonito do que preguiça, não é? Então, eu estava nesse momento de ressaca.

Minhas leituras não rendiam, os livros iam se acumulando ao lado da cama, todos lidos pela metade. Resolvi que eu precisava de uma leitura fácil, tranquila, e eis que, dentre os livros da minha irmã, eu achei o "Como ter uma vida normal sendo louca", da Jana Rosa e da Camila Fremder. Demorei menos de dois dias para terminá-lo.

Nas livrarias, ele fica na seção de autoajuda. Bobagem. Gloria Kalil escreveu no Prefácio: "O que temos é um autorretrato feito por duas de suas mais inteligentes e engraçadas representantes [da geração Y]". Dividido em cinco partes, as autoras dão dicas sobre relacionamentos, saúde, sucesso, vida profissional, como influenciar pessoas, enfim, problemas que a geração "mimimi" (Y) encontra.

O livro foi escrito com uma ironia afiada. Para algumas pessoas, as situações descritas vão ser consideradas comicamente ridículas - além de irreais. Para outras, ah, as outras! Para essas pessoas as dicas vão ser boas, até porque são a resposta para problemas cotidianos.

E aí, amigo, existe um terceiro grupo de leitores, o grupo ao qual eu me incluo. Ele é formado por aqueles que conseguem se identificar com algumas situações, mas nunca vão admitir porque esses momentos ficam guardadas em um baú da memória chamado "vergonha". Se você se encaixar no terceiro grupo, como eu, não espere dicas muito úteis, mas uma leitura fácil e divertida.

O livro é perfeito para aqueles momentos de preguiça, digo, de ressaca literária. Vai lhe fazer rir, vai lhe fazer ficar com vergonha por se enxergar em uma ou outra situação. Se você está no segundo grupo, talvez as dicas de como dar um fora na sua melhor amiga, ou como avisar a um amigo que ele fede lhe ajudem. E aqui fica a minha dica: se for seguir algum dos ensinamentos, por favor, filme! Depois me mande.
A+
A