Eu Quero Ser Eu, de Clara Averbuck

"Eu Quero Ser Eu" é o último livro do Mês Averbooks, e nele conhecemos a primeira obra voltada ao público adolescente de Clara…

"Eu Quero Ser Eu" é o último livro do Mês Averbooks, e nele conhecemos a primeira obra voltada ao público adolescente de Clara Averbuck

Logo de início conhecemos Ira (apelido para Iracema), uma garota de 14 anos que está começando o primeiro ano do Ensino Médio em uma nova escola, depois de ter passado por algumas e sempre ter experiências negativas (principalmente com a matemática).

Lá ela percebe que o grupo de pessoas continua o mesmo, apesar de ser um ambiente diferente. Os grupos sociais continuam, as patricinhas querem sempre ter mais atenção e os mauricinhos sempre com seu ar superior. Ira odiava enquadrar-se. Para ela, isso era unir-se ao sistema e era uma das razões de ter tão poucos amigos.

No primeiro dia de aula cria um certo relacionamento com Marina, mas depois de fofocar sobre ela para Bruno Stuck (ou Lôro), o "gostosão da turma" que Ira tinha achado ele "gatinho" ela logo cortou relações. Até por que, se não fosse por isso ela não teria feito uma aposta que até o fim do ano ficaria ele, já que ele disse não ficaria com Ira "nem depois de uma garrafa de Velho Barreiro".

Com esse objetivo em mente, o jeito era traçar um plano e Ira usava seus momentos livres para prepará-lo. E foi aí que ela conheceu Rob (ou Roberta), uma garota de outra turma que estava na arquibancada da escola durante o intervalo. Mesmo contra as atitudes da amiga, Rob ajuda Ira em sua empreitada.

No meio disso tudo, Ira ainda cria uma queda pelo professor de Biologia, Taffarel, e o ex de Marina, Júnior, começa a chegar junto dela e mostrar interesse na garota, só que Ira está muito focada em buscar a atenção de seu melhor amigo (Bruno) e acabar logo com essa aposta idiota.

Para um primeiro livro adolescente, Clara pegou muito o jeito de atrair o público. Além do livro ser curto (66 páginas), seus personagens envolvem o leitor e o fim deixa com uma vontade de continuar acompanhando essa história. Espero que em breve mais histórias de Ira sejam apresentadas.

A+
A