Reprodução/Divulgação


"Caixa de Pássaros" é o romance de estreia de Josh Malerman. O livro é um thriller psicológico incrível e por isso é uma grande aposta da Editora Intrínseca

Cada capitulo do livro apresenta uma visão do passado e presente em terceira pessoa, o que ajuda a manter a tensão da história.

Malorie, a personagem principal passa por três momentos na história: a casa de Detroit (que vive com a irmã, Shannon), a casa de Riverbridge (que vive com várias pessoas) e o rio (que é onde o livro começa).

Logo que Malorie e a irmã começam a morar juntas em Detroit, a garota descobre que está grávida. Porém, no meio de tudo isso o medo começa a se espalhar pelos Estados Unidos. Todos os meios de comunicação noticiam que criaturas aterrorizantes estão atacando casas e pessoas nas ruas.

A recomendação é que as pessoas não saim de casa, cubram as janelas e tranquem as portas. Ninguém sabe como são essas criaturas e muito menos de onde elas vieram. Porém tudo começa a mudar, principalmente a forma de pensamento das pessoas, que ficam cada dia mais assustadas. Tudo o que informam é que ninguém deve olhar para as criaturas, pois isso faz com que as pessoas enlouqueçam. Portanto, quem precisar sair de casa, e quiser sobreviver, deve andar de olhos fechados ou vendados.

Saindo de sua casa, Malorie passa a conviver com um grupo de desconhecidos em Riverbridge. Lá, Tom, Jules, Don, Felix, Cheryl e, mais tarde, Olympia, criam suas teorias sobre a real situação deles e se existe a possibilidade de mais pessoas estarem vivas em busca de ajuda. Outra preocupação deles é o alimento. Apesar de terem um estoque grande no porão, não é só Malorie que está grávida; Olympia também está e isso significa que em breve serão mais duas bocas para alimentar. Só que para causar mais problemas do que a casa já tem, eles recebem na residência Gary, um homem que pode mudar o destino de todos.

No rio, Malorie já está mais experiente com o momento de ficar de olhos fechados, porém o seu medo e aflição ficam cada vez maiores, mesmo com a ajuda do Garoto e da Menina, ela não sabe até quando vai conseguir aguentar aquela situação sem enxergar nada.


Não sou uma pessoa que lê muitos livros de suspense, mas a sinopse desse livro chamou muito a minha atenção. Mesmo sendo um livro curto, o autor consegue desenvolver a história muito bem, apresentando características de todos os personagens e ambientes. Como eles ficam "cegos" na maior parte do livro essas descrições são necessárias para que o leitor consiga imergir na história. Com certeza, 'Caixa de Pássaros' foi um grande surpresa em 2015.

'Caixa de Pássaros', de Josh Malerman 'Caixa de Pássaros', de Josh Malerman Reviewed by Lucio Pozzobon on 11:00:00 Rating: 5