'Diário de um Adolescente Apaixonado', de Rafael Moreira

Rafael Moreira nasceu na internet com a página "Me Apaixonei" no Facebook. Derivada dela, foi criado em 2013 o canal do YouT…

Rafael Moreira nasceu na internet com a página "Me Apaixonei" no Facebook. Derivada dela, foi criado em 2013 o canal do YouTube com vídeos relacionados à página e também vlogs pessoais do Rafael. Com isso, a Editora Novo Conceito buscou o adolescente para escrever um livro e, da mesma forma que Christian Figueiredo, conhecemos mais o autor a partir de crônicas e memórias.

'Diário de um Adolescente Apaixonado' foca em relacionamentos (não só amorosos). Rafael traz uma abordagem mais séria sobre sua visão da adolescência e, mesmo com 17 anos, parece um pouco mais maduro do que outros adolescentes. É possível ver que ele escreve os textos destinados para algumas pessoas, principalmente sua família, mesmo as vezes não citando os nomes.

Rafael também fala sobre seus sonhos e o que espera do futuro. Como todo adolescente ele tem dúvidas, mas ele parece saber que só o tempo vai ajudar a dizer o que vai acontecer na vida de cada um.

A Novo Conceito trouxe um projeto gráfico com a ideia de diário. A fonte manuscrita foi crucial para dar essa ideia, assim como os post-its e tags utilizadas entre os textos. Em alguns textos, acho que os textos poderiam ter sido reduzidos e esses trechos retirados poderiam ficar dentro dos post-its ou quem sabe com marcações coloridas (claro que sei que isso aumentaria o valor final do livro). Um outro ponto que poderia ter sido mais explorado é o formato de conversas online. Ficou muito legal no capítulo utilizado, e mesmo que as conversas não fossem reais, os textos poderiam ter sido adaptados para o formato.

O que achei mais estranho foi a grande repetição de imagens do autor no livro e a forma com que foram apresentadas. Dá para perceber que o autor fez um ensaio de mais ou menos 8 fotos, que foram transformadas em linhas, como um livro infantil de pintura. A grande repetição deixou cansativa a ideia.

Pra mim, só ficou faltando um detalhe: ter vindo junto com o livro marcador de bacon. A ideia ficou demais.
A+
A