'O Diário de Carson Phillips', de Chris Colfer

"O Diário de Carson Phillips" é o segundo livro do escritor (também ator e cantor) Chris Colfer . Foi lançado no Brasil em 2…

"O Diário de Carson Phillips" é o segundo livro do escritor (também ator e cantor) Chris Colfer. Foi lançado no Brasil em 2013, pela Editora Benvirá.

A história é narrada em primeira pessoa, na forma de diário. Carson é um estudante do último ano do Ensino Médio, presidente do Clube de Redação da Clover High School, e editor do jornal Clover High Chronicle. O sonho dele é fazer faculdade de jornalismo, e para isso, vai passar por cima de algumas pessoas e enfrentar dilemas morais.

Tudo começa quando ele descobre que para entrar na faculdade dos sonhos, a Northwestern, precisa mais do que ser editor do jornal da escola. Então ele decide fazer uma revista literária. Mas, se ele mal consegue as colaborações para o jornal da escola, como conseguirá fazer uma edição inteira de uma revista?! 

Carson está acostumado a ficar até mais tarde na escola para terminar o jornal, até que um dia, quando todos já foram embora, ele vai até o banheiro e flagra dois colegas namorando. Os colegas pedem para Carson não contar nada a ninguém, e um deles chega a oferecer dinheiro. Carson percebe uma oportunidade e chantageia os colegas, pedindo a colaboração deles com textos para o jornal.

A partir daí, ele se junta à sua melhor amiga, Malerie, e passa a chantagear outros estudantes, em buscas de colaborações para a sua revista literária. Porém, no meio do caminho ele se faz vários questionamentos a respeito desse "método", e como qualquer outro adolescente, se sente perdido e com dúvidas.

Carson é aquele personagem que no primeiro parágrafo você já ama! Ele é extremamente autoconfiante, um pouco metido, e se acha melhor que os outros. Mas ao mesmo tempo, é super carismático e tem um bom coração. Percebemos isso por meio da relação que ele tem com a avó, que tem Alzheimer. Apesar dela não lembrar mais dele, Carson vai todo dia visitá-la e contar como foi seu dia.

O livro foi transformado em filme, e eu vi antes de ler o livro. Então claro que eu fiz algumas comparações. Um ponto positivo é que no livro não começa contando o final, como ocorreu no longa. Apesar que tem o título em inglês na capa do livro, e isso já dá uma grande dica. Em compensação, o final do filme foi mas emocionante. Eu lembro que me acabei de chorar. Já no livro fica mais aquela sensação de "lição de moral" e "conselho".

De qualquer maneira, é um livro divertido e rápido de se ler. Recomendado para quem adora histórias que se passam no ensino médio e não focam em um romance adolescente.
A+
A