'Quarentena Amorosa', de Angela Brandão

"Quarentena Amorosa" , é o primeiro livro da jornalista Angela Brandão , lançado pela Editora Sextante . Nele, Angela apresen…

"Quarentena Amorosa", é o primeiro livro da jornalista Angela Brandão, lançado pela Editora Sextante. Nele, Angela apresenta sua percepção da "teoria" da Quarentena Amorosa a partir de 12 princípios que podem ser aplicados após o fim de um relacionamento.

A autora começa contando sua história e porque começou a escrever o livro. Ela, depois de muitos anos, acabou seu casamento e percebeu que se ela não quisesse e buscasse sua felicidade, ninguém poderia encontrar isso por ela. 

O livro apresenta uma estrutura com experiências pessoais, exemplos de amigos que também tiveram problemas em algum relacionamento, dicas de como sair de problemas e encontrar soluções além de um resumo sobre o que foi lido no fim de cada capítulo, para servir como um guia para uma releitura rápida.

"Mas aqui vai um aviso:
o fato de serem dicas simples não significa que sejam ações fáceis."

Vou confessar que ao escolher esse livro, eu não estava passando por nenhum problema de relacionamento amoroso, mas acho importante sabermos um pouco mais sobre a vida. Muitos dos ensinamentos de cada princípio podem ser usados pelas pessoas em vários momentos. 

Um dos que achei mais legais foi o princípio 6, "Decisões banho-maria". Nele é apresentada aquele momento em que sempre que estamos passando por algum problema, achamos que pequenas mudanças físicas ou financeiras podem fazer uma grande diferença. Mas no fim, sabemos que o grande problema está na nossa mente, e custa aceitarmos que tudo precisa ir com calma.

Outro ensinamento, que até uso na minha vida há um bom tempo, é o de não esquecer de levantar a cabeça e seguir em frente sempre. Temos sempre que pensar no futuro, no que está por vir e como podemos melhorar nossas vidas em pequenos passos, sendo nos relacionamentos amorosos, de amizade ou profissionais.

"E tem uma coisa que livro nenhum fará por você: romper a inércia.
[...]
Dando os passos certos, o resto é com o tempo."

Uma parte importante que é apresentada é o princípio 9, "É hora da faxina". Todo mundo sabe que uma das melhores formas de esquecer os problemas é afastando tudo o que possa lembrar aquilo que te incomoda. Pode ser um objeto, uma foto, um espaço físico, mas claro, tudo deve bem avaliado. Não adianta pegar tudo e jogar fora, sem pensar nas consequências futuras. Com o tempo, tudo vai ficar no seu devido lugar, mas o importante é aceitar a nova realidade e conseguir seguir em frente. Isso me lembra de um momento que ela comenta sobre a metáfora do surfista:

"[...] se quiser voltar a pegar uma onda, ele precisará recomeçar do início,
remando humildemente contra a correnteza."

Acho que isso é um elemento que precisamos carregar em nossas vidas. Mesmo que tudo dê errado, temos a chance de voltar atrás, reconectar nosso "eu" interior e buscar a melhor forma de recomeçar.
A+
A