'Sombra do Paraíso', de David S. Goyer e Michael Cassutt

'Sombra do paraíso' , escrito por David S. Goyer  (roteirista de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', 'Batman Begins&…

'Sombra do paraíso', escrito por David S. Goyer (roteirista de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', 'Batman Begins' e 'Homem de Aço') em parceria com Michael Cassutt, escritor de ficção científica e roteirista da série "Além da imaginação", foi lançado em abril, pela Editora Aleph. O livro é o primeiro da saga Keanu.

A obra apresenta uma história bastante contemporânea, que se inicia em 2016, quando cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra.

Por ser um NEO (Near Earth Object, em português, Objeto próximo a Terra.), o astro é batizado de Keanu, uma referência a Matrix. Em busca de respostas, o artefato logo se torna o destino de grandes missões espaciais, dando início a uma corrida entre a NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil. Essa disputa é permeada por disputas políticas, que relembram a Guerra Fria, em pleno século XXI. Mas Keanu não é simplesmente uma pedra que aleatoriamente entrou na órbita do planeta. Ele foi enviado por um motivo, alguém está tentando se comunicar com a humanidade e essa espécie de “carta interestelar” responde uma questão comum a todo ser humano: de onde viemos?

Há muito tempo um livro de Ficção Cientifica não me prendia de uma forma tão natural e consistente. Aquele tipo de livro que te tira o sono, que faz você aproveitar cada segundo livre do seu tempo em um único proposito: Terminar a leitura do livro e descobrir os vários porquês que permeiam a história.

A forma como o autor escreve, a mudança do ponto de vista da narração e a passagem do tempo fazem com que a leitura seja extremamente ágil e instigante. O desenrolar dos eventos vai surpreendendo o leitor e fazendo a tensão aumentar a cada página escrita. Algumas situações são imprevisíveis e no final da história, apesar de termos muitas respostas, ainda sobram algumas pontas soltas. Isso nos deixa desesperados pela continuação.

A narrativa tem a capacidade de surpreender o leitor em uma viagem ao espaço rica em detalhes, a partir das duas naves com tripulações totalmente diferentes, além de uma visão bastante interessante sobre a vida fora da Terra. Sombra do paraíso cria uma intersecção entre política, ciência e alienígenas. O livro é um poço de referencias nerds, de Firefly a Star Wars, Matrix e muitos outros.

Este é o primeiro volume de uma trilogia, onde os direitos já foram adquiridos pela Warner Bros. que confirmou Goyer como o roteirista do filme baseado no primeiro livro. Pelo seu currículo com outros filmes de peso, podemos ficar tranquilos quanto a qualidade do trabalho. Sem dúvida, o livro terá uma bela adaptação e será um presente e tanto para os fãs de ficção científica.
A+
A