'Sem Proteção', de Neil Gordon

'Sem Proteção' , escrito por Neil Gordon , foi lançado no Brasil em 2013, pela Editora Benvirá . A obra inspirou o filme homônimo,…

'Sem Proteção', escrito por Neil Gordon, foi lançado no Brasil em 2013, pela Editora Benvirá. A obra inspirou o filme homônimo, protagonizado por Robert Redford e também lançado por aqui no mesmo ano.

O livro é um thriller político de ação, e conta a história de Jim Grant e sua filha, Isabel Montgomery. A narrativa é toda feita em forma de e-mails, e a história começa em 2006. Isabel tem 17 anos e mora na Inglaterra, quando recebe um e-mail de seu pai pedindo ajuda para algo (que não nos é revelado). Para isso, ele vai contar com o auxílio de vários amigos e parentes, que ele chama de "O Comitê".

Jim, juntamente com o Comitê, conta para Isabel toda a sua história de vida e os fatos que levaram ele a tomar a decisão de abandoná-la em um quarto de hotel, quando ela tinha apenas 7 anos. Para Isabel (e nós leitores) entender todo o contexto, são contados fatos políticos de várias épocas, desde os anos 60. A história é uma mistura de fatos políticos reais (e aí se você não conhece muito da história norte-americana vai ficar um pouco perdido) com ficção. Todo esse contexto que nos é dado deixa a primeira metade do livro um pouco massante, mas é importante para entendermos o todo e onde o autor quer chegar com isso.

O livro tem muitos personagens, alguns sendo apenas mencionados, e isso dificultou na hora de lembrar quem é quem. Outro fator negativo, é que por cada capítulo ser o e-mail de uma pessoa contando uma parte da história para Isabel, a narrativa não é linear. Tem muito vai e vem. Um capítulo termina em 1968 e o outro começa em 2006. Isso deixa a história confusa e o leitor acaba tendo que fazer um "quebra-cabeças" com os fatos para entende-los.

Uma coisa que me deixou um pouco frustrada foi um fato contado desde o começado da história, em que o leitor é levado a pensar que por causa disso aconteceu uma coisa X, quando na verdade não aconteceu. E só no epílogo é dito o que realmente ocorreu. Aliás, o epílogo foi ótimo e esclareceu várias coisas. Se no decorrer do livro há certas partes de enrolação, no epílogo tudo é dito rapidamente.

Por sorte eu tenho uma péssima memória, e não lembrava da sinopse enquanto lia o livro. Há vários spoilers na sinopse, e foi mais divertido ter certas surpresas durante a leitura. Por isso não vou falar mais nada, para não estragar as surpresas caso você queira ler o livro. E recomendo não ler a sinopse também. Se você gosta de thrillers políticos, só se joga.

A+
A