Reprodução/Divulgação


O que realmente aconteceria se um ataque cibernético retirasse toda nossa tecnologia do ar. Em questão de segundos uma vida moldada no online passa a ser completamente offline.

Nada de emails, nada de sms, facebook, whatsapp, absolutamente nada. Para piorar um pouco mais a situação, o alcance do vírus não se limita a dispositivos móveis e rapidamente se espalha pela web.

A internet vem a baixo. Satélites, computadores, celulares, tablets e todos os gadgets que utilizamos no dia a dia se tornam sucata.

E como as coisas nunca deixam de piorar, uma tempestade de neve como nenhuma outra já vivenciada se aproxima. Isolados, sem contato com o mundo exterior e com poucos recursos como seria tentar sobreviver a esse pesadelo?

Será que seriamos capazes de voltar ao perido “pré-tecnologia” e ainda assim sobreviver? Ou os seres humanos voltariam a serem animais que matariam para pela sobrevivência?

Entrando em detalhes a trama do livro se passa em meio a uma forte tensão política internacional, quando os Estados Unidos sofrem um grande ataque cibernético: todos os meios de comunicação começam a falhar. Ao mesmo tempo, uma forte tempestade de neve assola a cidade de Nova York, e uma possível epidemia de gripe aviária parece se aproximar.

Presos na cidade e quase sem contato com o resto do mundo, os moradores de repente se veem em meio a um cenário apocalíptico. Enquanto correm rumores e especulações são feitas sobre a origem desses ataques, o protagonista Mike Mitchell se concentra em questões que para ele são mais urgentes.

É com esse plot que somos absorvidos pela leitura de 'Cyberstorm', um livro que te prende logo nas primeiras páginas, ocupa sua mente por muito tempo e realmente te faz pensar em quanto somos dependentes da tecnologia nos dias atuais. Será que toda esssa dependencia é necessária? Poderiamos viver menos conectados?

Em sua narrativa Matthew Mather criou personagens que nos cativam e nos fazem torcer, vibrar e sofrer com eles. Em determinados momentos você estará tão próximo que vai sentir a ansiedade, o nervosismo e o medo que os personagens estão passando naquele momento.

'Cyberstorm' é descrito como um tecnothriller repleto de mistério e emoção, e faz refletir sobre a postura do homem contemporâneo perante as novas tecnologias. Além disso levanta, de forma oportuna, algumas questões: Como seria a sua vida se a Internet parasse de funcionar completamente?

O livro que é sucesso internacional e agora foi publicado pela nossa queridinha Editora Aleph aqui no Brasil e já teve seus direitos adquiridos pela 20th Century Fox, ou seja, uma hora ou outra teremos uma adaptação nos cinemas. Só nos resta aguardar.

'Cyberstorm', de Matthew Mather 'Cyberstorm', de Matthew Mather Reviewed by Marko Miller on 14:47:00 Rating: 5