'Perdido em Marte', de Andy Weir

Imagine você, astronauta, viajando para Marte em uma missão da Nasa (a Ares 3). Tudo está indo bem até que uma tempestade compromete …

Imagine você, astronauta, viajando para Marte em uma missão da Nasa (a Ares 3). Tudo está indo bem até que uma tempestade compromete a missão e, durante o percurso para voltar à Terra, você sofre um acidente e sua equipe pensa que você está morto, os fazendo abandoná-lo em Marte. É exatamente por isso que Mark Watney, o protagonista de Perdido em Marte, passa.

Durante todo o livro, Mark precisa lutar por sua sobrevivência para que alguém note sua presença no planeta e finalmente o resgate. Isso se ele conseguir permanecer vivo até lá.

A primeira coisa que você precisa saber sobre esse livro é que ele tem um fortíssimo embasamento científico, ou seja, tudo o que você vê o livro é real. Nada impede que um astronauta acabe passando pelo que o protagonista vivenciou, o que tornou toda experiência de leitura muito diferente de tudo que eu já tinha lido. Há muitas fórmulas matemáticas, química e física no livro, então é possível que você (assim como eu) não entenda algumas coisas que acontecem, apenas compreendendo o contexto geral pelas explicações do astronauta.

Apesar de todo realismo tornar a leitura mais interessante, o livro não me pegou por completo. Em um certo ponto comecei a achar as coisas um pouco repetitivas. Nem o humor do Mark conseguiu manter o ritmo da leitura. Tudo melhorou quando outros pontos de vista foram sendo adicionados ao livro e aí sim a leitura engatou e eu quase tive um surto com as situações que iam acontecendo. Algumas coisas pareciam não ter solução alguma, mas o personagem sempre encontrava algo (mesmo que temporário) para acabar com o problema.

Um dos pontos altos do livro é o próprio protagonista. Apesar de não haver um desenvolvimento do personagem, o sarcasmo dele em relação a tudo que ia acontecendo de ruim com ele, as piadas, tudo isso compensa. Os demais personagens, apresentados nos outros pontos de vista - pessoas da Nasa e a própria equipe que trabalhou com Mark durante a Ares 3 -, também são muito interessantes. Todos possuem características interessantes e exercem um papel na tentativa de trazer o astronauta à Terra, além de sempre trabalharem duro para que tudo saia conforme o planejado. É interessante ver a (tentativa de) comunicação entre todos esses personagens.

Mesmo tendo seus altos e baixos, Perdido em Marte é um excelente livro escrito por Andy Weir. Tirando a questão do embasamento científico, não é um livro complexo, tendo uma história simples, assim como seu desfecho. Mas isso não quer dizer que tenha sido sem graça (muito pelo contrário). Foi um final muito bom, com uma tensão muito grande ao redor de toda situação. Definitivamente uma leitura recomendada para os amantes de ficção científica.



Atualmente a Editora Arqueiro disponibiliza o livro somente com a capa do filme. A capa original pode ser encontrada em algumas livrarias físicas que possuam estoque ou sebos.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A