'Surpreendente!', de Maurício Gomyde

'Surpreendente!' é o sexto livro de Maurício Gomyde e o primeiro pela Editora Intrínseca . Nele conhecemos a história de Pedr…

'Surpreendente!' é o sexto livro de Maurício Gomyde e o primeiro pela Editora Intrínseca. Nele conhecemos a história de Pedro Diniz, um jovem de 25 anos apaixonado por cinema.

Pedro coordenava um cineclube em um café de São Paulo (aparentemente o último existente na cidade) e ainda é gerente de uma videolocadora na periferia.

Quando era adolescente foi diagnosticado com uma doença rara e degenerativa, que deixaria ele cego. Por um milagre, que os médicos não conseguiram descobrir, sua doença estabilizou. Assim Pedro e sua família ficaram mais tranquilos.

Pedro considerava a visão como o sentido mais importante já que seu sonho era ser um diretor renomado e para isso necessitaria de sua visão para montar os quadros e sequências de seus filmes.

Durante o enredo acompanhamos a amizade de Pedro e Fit, que foi seu colega de faculdade e idolatra muito tudo o que o amigo produz. Além de Fit, temos Myala que trabalha no café onde Pedro apresenta seu cineclube e sempre dá dicas de relacionamentos para o amigo. Algumas vezes ela assiste alguns filmes que ele recomenda (mesmo não gostando de todos). Também temos Dona Rebeca, dona do café e que não sabe se o cineclube deve continuar, já que o público está cada vez mais baixo.

Não podemos esquecer de Cristal. Pedro conheceu a garota em uma sessão do cineclube. Ela estava muito inquieta, entrava e saia da sala muitas vezes. Só depois que Pedro descobriu que ela era a nova garçonete do café. Então entre um atendimento e outro ela tentava assistir o filme. Pedro ficou encantado com sua beleza e fez o que pode para ter uma chance com ela. E conseguiu.

Mas nem tudo foi como ele esperava. Após bater a cabeça em uma briga no restaurante de seu pai, Pedro percebeu que algo estava estranho em sua visão. Ao consultar o médico e fazer vários exames, descobriu que a doença que tinha estabilizado voltou a evoluir e de uma forma muito rápida.

Pedro ficou muito mal, queria desistir de tudo. A partir disso, resolveu que queria lembrar de tudo o que era possível, para não esquecer das cores, elementos e formas, além de seus musos e musas do cinema. 

E é aí que ele embarca em uma "última aventura" com Fit, Mayla e Cristal até a casa de sua avó no interior onde sabia que encontraria a resposta para as dúvidas de sua vida. Até porque sabia que poderia confiar em sua avó. Foi ela que deu a Pedro o olho turco que o protegeu durante toda a vida.

'Surpreendente!' encanta qualquer leitor. Gomyde sabe como prender os olhos de seu leitor em uma história, assim como fez em seus outros livros. Não é à toa que seu livro já foi comprado por várias editoras no mundo e em 2016 chega em outras línguas e culturas.

A+
A