'O Planeta dos Macacos', de Pierre Boulle

Nem só de lançamentos vive o leitor. Publicado pela primeira vez em 1963, 'O Planeta dos Macacos' é um livro atemporal, impre…
Nem só de lançamentos vive o leitor. Publicado pela primeira vez em 1963, 'O Planeta dos Macacos' é um livro atemporal, imprescindível aos fãs de ficção científica e àqueles que desejam se aventurar pelo gênero.

Pois bem, imaginemos um casal vivendo num tempo futuro não definido. Uma viagem espacial de lua de mel. Uma garrafa vagando no espaço com uma mensagem dentro. 

Assim somos inseridos nesta fascinante história. No manuscrito encontrado na garrafa, o relato de Ulysse, personagem principal na história e que irá narrar toda sua aventura numa viagem a um planeta distante nomeado como Soror

Em companhia de dois cientistas, Ulysse desembarca neste planeta desconhecido, que incrivelmente possui oxigênio e gravidade semelhante a da Terra. Ulysse e seu grupo se encontram envoltos de grande beleza natural, cachoeiras e vegetação abundante e preservada, até que se deparam com os primeiros seres vivos deste lugar. 

Ao se aproximarem, notam que se trata de humanos, mas para sua grande surpresa, se comportam como selvagens, animais, e não são capazes de se comunicar através da fala, além do fato de estarem nus. Uma grande agitação toma conta do local, soldados montados em cavalos e portando armas de fogo se aproximam e iniciam uma verdadeira caçada, atirando e capturando quem estivesse no caminho. Quão surpreso ficou Ulysse ao notar que estes soldados eram macacos! Ulysse não foi poupado e embora tenha tentado alguma comunicação também foi pego.

Levado para um laboratório e enjaulado junto de outros humanos capturados, Ulysse é alimentado por tratadores, todos macacos, e recebe atenção especial de Zira, cientista responsável pelo local e personagem com quem Ulysse consegue iniciar alguma comunicação e, muito lentamente, é capaz de provar ser racional, colocando em xeque todo o conhecimento científico e entendimento de mundo dos macacos moradores de Soror até aquele momento.

Muito diferente dos filmes, o final do livro é surpreendente, e definitivamente, você não conseguirá se desgrudar dele até que conheça o desfecho desta história tão emocionante. 

A publicação mais recente de 'O Planeta dos Macacos' foi realizada pela Editora Aleph, em edição especial contendo uma entrevista com o autor. Pierre Boulle elabora uma trama muito profunda e é capaz de nos fazer questionar o mundo em que vivemos, nossa sociedade, nossos valores e nossa própria existência.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A