'Repeteco', de Bryan Lee O'Malley

Depois de Scott Pilgrim , eu e muitos outros nerds se tornaram fãs de Bryan Lee O'Malley . É impossível não se apaixonar por seus …

Depois de Scott Pilgrim, eu e muitos outros nerds se tornaram fãs de Bryan Lee O'Malley. É impossível não se apaixonar por seus traços e sacadas geniais e engraçadas que vemos em suas narrativas.

Agora com 'Repeteco' ('Seconds' no título original em inglês), lançado pelo selo Quadrinhos na Cia da Companhia das Letras, O'Malley explora os problemas e incertezas da vida adulta, e como as consequências de nossas ações influenciam não só em nosso amanhã, mas o das pessoas ao nosso redor. Tudo está conectado.

Na história conhecemos Katie que junto com seus amigos, criou o restaurante que leva o mesmo nome da história 'Repeteco'. Ela é uma chef bem sucedida e todos amam seus pratos, mas quando seus amigos se mudam e ele se encontra trabalhando com várias pessoas jovens ela se sente meio velha no meio deles e assim, resolve abrir um novo restaurante.


No início as coisas não estão indo como ela planejou, mas o problema acontece quando ela vê seu ex-namorado (Max) com outra garota no restaurante e sente que um conflito interno acabou de explodir dentro de si. Katie toma algumas atitudes "digamos por impulso" e disso surge um acidente. Quando Katie vai pra casa, ela encontra literalmente, um cogumelo mágico capaz de desfazer as ações que você especificar em um bloco de notas que estava junto a esse cogumelo. Ai, de fato, começa a história. 

Embora o recurso de mudar o passado não seja exatamente novo, isso não é problema pela forma como O'Malley nos apresenta as ações de Katie. Rapidamente nos afeiçoamos a ela, seus medos, anseios, dramas, motivações e nos identificamos com a sua incapacidade de fazer tudo como deveria ser, ou como gostaríamos que fossem.

Com temas como a imprevisibilidade da vida, causa e efeito, certo e errado, dilemas que estão presentes em nossas vidas desde que passamos a engatinhar e levamos até o nosso último suspiro, 'Repeteco' nos mostra que somos nosso pior inimigo (quantas coisas você faria se pudesse comer esses cogumelos que podem alterar LITERALMENTE qualquer ação que você tenha feito? Ainda assim, tudo ao seu redor seria afetado e nem sempre de forma positiva, e com isso em mente, ainda assim faria as escolhas erradas?).


Outro ponto muito legal da graphic novel é a interação do narrador e da personagem, as vezes durante a passagem de um quadrinho e outro, Katie discute com o narrador enquanto ela fala o que gostaria que sua vida fosse, e o narrador entre quadros nos entrega como realmente sua vida é.

Mesmo que sua conclusão seja bem fraca, com o potencial do roteiro apresentado, 'Repeteco' é uma boa pedida pra uma leitura descontraída, que nos faz refletir sobre quem somos, para onde vamos, e se terá pizza no caminho. E o que faremos com as escolhas que nos levarão até nosso objetivo.

Encontre 'Repeteco' nas lojas:
Amazon | Livraria da Travessa | Saraiva | Buscapé
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A