#tbtAPS | A magia das Witch permanece presente 20 anos depois

Relembre as bruxas que fizeram história nos quadrinhos e TV


Quem aí também era fã das 'Witch'? Pois hoje é dia de #tbtAPS, e esse foi o tema vencedor da nossa enquete no Instagram, com 62% dos votos, ganhando de 'O Clube das Winx'.

Vamos começar com a origem de tudo: a revista! Originalmente lançada na Itália em abril de 2001, a publicação chegou ao Brasil quase um ano depois, em março de 2002, pela Editora Abril. A revista era uma espécie de Capricho, com seções sobre beleza, moda, entretenimento, horóscopo, mas contava com um diferencial, que eram os quadrinhos com a história das Witch.

Witch é o significado de bruxa em inglês, mas nesse contexto era a união das iniciais do nome das personagens principais: Will, Irma, Taranee, Cornélia e Hay Lin. Mas a trama também é um pouco ligada à "bruxaria", se você levar em consideração que as adolescentes tinham poderes.

A história começa com a mudança de Will para uma nova cidade, Heatherfield, e com os poderes começando a se manifestar nas outras meninas. Cada uma controla um elemento da natureza. Irma é água, Taranee o fogo, Cornélia a terra e Hay Lin o ar. Will não tem poderes ligados à natureza, mas fica responsável por carregar o coração de Kandrakar, um amuleto mágico. A avó de Hay Lin é quem explica para as garotas o que esses poderes significam e contextualiza sobre toda a história.

Mas como diria Tio Ben (alô fãs do Homem-Aranha), "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". As meninas descobrem que viraram as "Guardiãs do Véu", que protege o mundo das forças do mal. Elas vão precisar lutar contra isso, ao mesmo tempo que precisam continuar com suas vidas normais de adolescentes. E o coração de Kandrakar irá auxiliá-las com seus poderes, principalmente na hora das "lutas" com os seres mágicos do mal da terra mágica de Meridian.

Eu fui uma grande fã da revista, colecionei por vários anos. E digo com tranquilidade que depois da Turma da Mônica esses foram os melhores quadrinhos que já li. O triste é que a revista era mensal, então em 15 minutos eu lia a historia, e depois tinha que esperar um mês todo pra saber a continuação. 

Outro detalhe importante era que a publicação sempre vinha acompanhada de um brinde, desde brincos, chaveiros, pingentes de celular, bolsinhas, até alguns itens mais "esotéricos", como pedras para rituais do amor, incensos e coisas do tipo. E tudo na temático Witch! 


ADAPTAÇÃO PARA AS TELINHAS

A história das Witch não ficou só no mundo de papel! A versão animada chegou na TV em junho de 2005, e teve duas temporadas, ambas com 26 episódios cada uma. No Brasil foi transmitida pelo extinto canal Jetix (que antes era Fox Kids e depois virou Disney XD) e depois pela Globo, entre novembro de 2006 e abril de 2007 na TV Xuxa, e a segunda temporada na TV Globinho, em 2008.

Para escrever esse texto eu assisti os dois primeiros episódios da adaptação. Na época eu não acompanhei muito, ou não lembro. Minha lembrança mais forte é da abertura, que tem uma música bem legal!

Como tem quase 20 anos que que eu li os quadrinhos, não lembro se a adaptação foi fiel. Mas pra ser sincera, eu amei, e pretendo continuar assistindo os outros episódios! A única coisa que me chamou a atenção é que parece que "correram" um pouco com a história. Em apenas dois episódios já aconteceu bastante coisa. Mas pode ser apenas impressão, e isso não atrapalhou a experiência.

Um detalhe interessante é que na animação criaram um personagem que não existe nos quadrinhos. Ele se chama Blunk, e é uma criatura do mundo mágico, que acaba indo para a cidade de Heatherfield. Quando eu vi esses dois primeiros episódios fiquei confusa, porque não lembrava dele na história. Aí pesquisei e vi que ele foi criado especialmente para a adaptação de TV.


Vale lembrar que oficialmente a série não está disponível nos streamings, mas já fica dica para o Disney+ resgatar os arquivos e liberar na plataforma. Até o momento os fãs disponibilizaram no YouTube a primeira e segunda temporadas completas.

PRODUTOS LICENCIADOS

A história virou uma febre no Brasil, chegando até a ter alguns produtos licenciados, como cadernos, estojos etc. Também foram lançadas bonecas, e eu mesma guardo até hoje uma Will igualzinha essa da foto! Além disso, o Mc Donald's também teve no Mc Lanche Feliz uma campanha com as Witch, logo que a animação estreou no Jetix, em dezembro de 2006.

O FIM DAS WITCH

Infelizmente no Brasil a revista encerrou suas vendas antes de ter o final dos quadrinhos publicado na Itália. Por aqui a edição chegou até o número 95, e na Itália, país de origem, foi até o número 139. Ou seja, os fãs brasileiros ficaram sem um desfecho oficial. Mas como brasileiro não desiste nunca, e os fãs daqui são persistentes e dedicados, o blog SOS Witch traduziu o restante da história!

Crescer nos anos 2000 tendo essas garotas empoderadas como exemplo foi uma imensa inspiração pra mim. Lendo a Witch eu comecei a perceber o meu lugar no mundo, e a revista foi uma grande companhia em vários momentos. Espero que vocês tenham gostado de relembrar comigo esse tema o mesmo tanto que eu gostei! Deixa lá um comentário no nosso Instagram contando qual sua maior lembrança com as Witch!

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A