'Atena' (2025), novo longa de Caco Souza, chegou aos cinemas no dia 31 de julho, com distribuição da A2 Filmes, trazendo uma narrativa intensa, marcada pelo peso da violência doméstica e pela busca de justiça. Com roteiro de Enrico Peccin, 'Atena' tem no elenco Mel Lisboa, Thiago Fragoso, Lui Mendes e Gilberto Gawronski, entre outros. O filme foi premiado em festivais como Cine Santo André e Febancine.
Protagonizado por Mel Lisboa, o filme acompanha Atena, uma mulher que, após ter a infância marcada pelos abusos do pai, decide enfrentar seu passado perseguindo agressores de outras mulheres. O enredo mistura drama, suspense e policial em uma trama que coloca em debate os limites entre justiça e vingança.
A jornada da protagonista fica ainda mais intensa quando, ao lado do jornalista Carlos (Thiago Fragoso), encontra seu pai em Montevidéu, ampliando a tensão em torno das escolhas que fará para confrontar seu passado e as consequências do presente. O longa não se limita a uma narrativa de vingança, mas expõe o espectador ao mostrar as consequências de se buscar respostas pessoais para questões coletivas.
Ao mesmo tempo em que traz a dor das vítimas, o filme abre espaço para refletir sobre o papel da sociedade e das instituições diante da violência contra mulheres. A ausência de respostas e auxílio rápido em um momento de denúncia, reforça a complexidade da dor e da justiça.
Vale lembrar que agosto é marcado pelo Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesse contexto, 'Atena' ganha ainda mais relevância, ao lançar luz sobre uma realidade dura que atinge milhares de brasileiras. Apesar da importância da temática, o filme não inclui mensagens finais de conscientização ou contatos de apoio a vítimas, o que poderia ampliar seu impacto social. Ainda assim, a estreia dialoga com a urgência de discutir o tema e valorizar iniciativas de acolhimento e proteção.






