Conexões com o passado

“ Preces e Mentiras ” é o primeiro livro de ficção da autora Sherri Wood Emmons , que chegou pela Editora Novo Conceito . Aqui no Brasi…

Preces e Mentiras” é o primeiro livro de ficção da autora Sherri Wood Emmons, que chegou pela Editora Novo Conceito. Aqui no Brasil, é o primeiro livro da autora. Ele traz um aprendizado social, que apresenta religiosidade, amizade, família (com vários pontos positivos e muitos negativos).

A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Bethany, cerca de 30 anos após os acontecimentos com sua família e, principalmente com sua prima Reana. É possível identificar durante toda a história a grande amizade entre Bethany e Reana. As duas juntas mostram que conseguem espantar os problemas de suas vidas, apesar de terem apenas 7 e 6 anos.

Conforme a história vai ocorrendo é possível notar como os núcleos familiares de cada uma das garotas é formado e como isso interfere na formação de cada, principalmente para Reana que é ignorada pela mãe (que é alcoólatra e era ousada demais para a época) e a presença inexistente do pai. Também é possível ver as diferenças econômicas de cada família, pelas características dos ambientes e personagens. Mas que não falta na história são os comentários alheios. Como toda cidade pequena a fofoca corre solta entre a vizinhança.

O contexto apresenta muitos problemas do mundo atual, apesar de se passar nos anos 60 como estupro, abandono, bullying (apresentado no livro por alguns de seus familiares). Esses aspectos fizeram com que Reana ficasse “adulta” antes do tempo, pois ela precisava saber como reagir às situações. Isso faz com que surja uma questão reflexiva, principalmente o porquê disso ainda acontecer, mesmo depois de tantos anos, leis e acontecimentos históricos.

E claro, não podemos esquecer que o livro traz um segredo de família (da mesma forma que as nossas também tem), que será revelado perto do fim. O livro é muito envolvente e mostra que em todo o passado existem problemas e por isso, devemos partilhar. Só assim poderemos resolver todos os nossos problemas.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A