[Resenha] Louca Por Homem de Claudia Tajes

Olá pessoal! Trago hoje a primeira resenha relacionada ao selo “Vou ler para a Feira 2011”. O livro escolhido foi “Louca Por Homem” da C…
Olá pessoal!
Trago hoje a primeira resenha relacionada ao selo “Vou ler para a Feira 2011”. O livro escolhido foi “Louca Por Homem” da Claudia Tajes, autora gaúcha, nascida em Porto Alegre. Esta versão que tenho é a Pocket lançada em 2011 pela Editora L&PM, mas você também pode encontrar a versão normal lançada pela Editora Agir.

Inicialmente pensei que o livro seria muito feminino, mas depois que você lê (e lê muito rápido! Ele tem 136 páginas, eu li em uma tarde) você percebe que ela relaciona seu cotidiano com os homens que passam por sua vida, o que resulta em muitos problemas.

O livro é dividido em 13 capítulos, todos eles retratando um homem que passou pela vida de Graça, a personagem central do livro. O primeiro e último capítulos, são os mais curtos, onde relatam como essa paixão pelos homens começou e como ela vai continuar. O que gostei muito é que em cada início de capítulo temos uma frase que está relacionada ao tema ou personagem que vai aparecer na história.

Durante suas histórias, Graça relata tudo o que fazia para conhecer ou ficar com o seu futuro namorado, marido, ficante. Cada homem possui características diferentes, desde o judeu a um dono do bar. O mais interessante é que a personagem pesquisa e pensava muito sobre cada um dos seus homens, mostrando cada detalhe de sua vida.

Penso que o ponto mais complexo da vida dela foi quando namorou o esportista, que foi embora, deixando-a grávida e nunca mais apareceu, pois tinha ido morar nos EUA para ser personal trainer e modelo. Ás vezes quando lembrava, ele enviava uns 100 dólares para “colaborar” com as despesas.

Apesar de aparentar ser uma mulher forte, como todo ser humano, ela caia em momentos de depressão ou desistência, principalmente, quando brigava ou terminava com um dos seus namorados. Um capítulo que mostra bem isso é “O triste”, onde ela encontra uma pessoa que conheceu nas ruas de Porto Alegre.

A única coisa que fiquei realmente em dúvida é se essa personagem tem a ver com a autora, se alguns desses relatos estiveram presentes em sua vida e qual deles acha que pode modificar completamente a vida de uma mulher. Imagino que poderei tirar estas dúvidas no dia do Bate-papo com a autora.

Mais uma coisa, o livro ganhou uma adaptação para a TV!
A série estreiou esta segunda na HBO Brasil com produção da Casa de Cultura de Porto Alegre. Infelizmente não pude assistir, pois não tenho este canal, mas espero conseguir encontrar pela rede. Só que ela mudou de nome. A versão televisiva foi chamada de “Mulher de Fases - Complicada e Perfeitinha” com a música dos Raimundos na abertura.


Espero que tenham gostado da resenha e que se puderam, leiam o livro, pois é muito bom.

Você pode encontrar os melhores preços no Buscapé ou Estante Virtual!

Obrigado pelos acessos e espero comentários!
Participem das promoções! Verifiquem quais estão em andamento na barra da direita.


Até amanha com um post, novamente sobre novela, sobre Cordel Encantado. 

5/0 Comentários/Comentários

  1. Oi, Lucio, muito obrigada pela resenha. Gostei muito das tuas observações e agradeço a leitura e a divulgação do livro e da nossa série! Um abração e valeu!

    ResponderExcluir
  2. Ah, este é o livro da série Mulher de Fases? Cheguei a botar a série para gravar quando soube que era baseada num livro da Claudia. Sou fã dela há tempos. Só que acabei não vendo a série por pura falta de tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tinha assistido ao anúncio sobre a série, mas nem tinha ligado um ao outro.
    Até deu para interpretar melhor o slogan, não há homens sem graça. Na verdade, não apenas sem a graça propriamente dita, mas a Graça, a personagem.
    O livro parece ser bem interessante e mais facilmente compreendido pelas graças que existem dentro de todas nós, mulheres.
    Estou participando da promo!

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Que honra, até a Claudia comentando!!
    eu sou aqui do Sul tbm e fico feliz de ver livros dos nossos autores sendo apreciados em vários lugares!!Eu to louca pra ler esse livro!!adoro a capa, bem divertida tbm!
    eu tbm nao tenho HBO :( mas espero poder conferir em dvd ou algo assim, futuramente!
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras da Lari as minhas também.
    Sou do sul, e adorei esse sorteio!
    Uma oportunidade para apreciarmos mais a literatura brasileira, que muitas pessoas não dão o certo valor.
    És um livro que retrata a vida, as situações de qualquer pessoa, pois qualquer uma pode ter passado por tudo que a personagem passou, o que faz com que cada pessoa crie laços com o personagem e se envolva com a história.
    E a série adorei, quando tiver para baixar, você podia disponibilizar no seu blog, né?
    Parabéns à autora, e parabéns pra você, pelo seu blog e esse incentivo a literatura gaúcha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A+
A