O Tiago Iorc dos Palcos | Nós fomos na Zeski Tour

Domingo fui ao show do Tiago Iorc . E não foi apenas um show, foi uma experiência intimista e acalentadora, desde as luzes, músicas e…

Domingo fui ao show do Tiago Iorc. E não foi apenas um show, foi uma experiência intimista e acalentadora, desde as luzes, músicas e a performance em si. Tiago, na abertura já disse que o foco dessa turnê seria o álbum atual, Zeski, e que apenas relembraria alguns sucessos dos cd’s passados – o que me agradou, pois os trabalhos que mais gosto dele são Umbilical e Zeski.

Essa turnê é despretensiosa. Lá está apenas Tiago, seu violão, sua voz, seu ukulele Fluke, e claro, a plateia, a quem ele recorre algumas vezes para o ajudarem com palmas, e estalares de dedos. E com tão pouco, ele faz muito. Empolga, emociona, cativa e faz um show incrível e simples, mas isso é o bastante. A adição de mais instrumentos talvez tiraria esse ar aconchegante de sua performance, e esses demais instrumentos não fazem falta alguma.

Iorc abre com “Um dia após o outro”, uma ótima música de Zeski e intercala com outras músicas desse álbum e os principais sucessos dos álbuns antigos e alguns covers muito especiais como “Morena” do Legião Urbana, “The Scientist” do Coldplay, “Música Inédita” do ótimo Duca Leindecker e “Tempo Perdido” do saudoso Renato Russo. Cada um deles ganha na reinterpretação de Tiago uma nova forma e sonoridade, e não deve em nada às versões originais, até dá um sopro de vida novo a elas, relembrando seu sucesso e inspirando novos ouvintes a conhecer mais dos intérpretes originais.

Portanto, em termos de palco, Tiago Iorc é tão incrível como o ouvimos em seus cd’s. Ele é genial na sua simplicidade, no seu carisma e na sua presença, e nem os gritos de adolescentes ensandecidas conseguiram estragar a minha vivência de seu espetáculo. Assim, acho que fica claro que Tiago Iorc é um dos melhores nomes dessa nova música brasileira – tanto como compositor como intérprete -  junto com SILVA (com quem Tiago faz parceria em seu cd), Ana Cañas, Maria Gadú (também parceira de Tiago no cd), Tulipa Ruiz, Céu e Mallu Magalhães. É de se admirar que com tão pouco Tiago faz muito, só tenho de agradecer e ouvir suas músicas até que possa ir novamente a seu show.

Outro ponto que destaca Tiago é sua preocupação em atender aos fãs. Ele não se importa em autografar centenas de cd’s e tirar inúmeras fotos. Eu mesmo saí de lá com minha cópia de Zeski autografada e uma foto ao lado de um grande ídolo meu. Boa, Tiago!
A+
A