A Vida Secreta de Walter Mitty | Veja o mundo. Viva a vida

Em  'A Vida Secreta de Walter Mitty' , conhecemos Walter Mitty , chefe do departamento de negativos de fotos na revista Life . El…

Em 'A Vida Secreta de Walter Mitty', conhecemos Walter Mitty, chefe do departamento de negativos de fotos na revista Life. Ele vive sozinho em seu apartamento e ainda ajuda sua mãe em uma espécie de asilo e sua irmã que tenta ser atriz. 

Walter tinha um pequeno "problema". Certas vezes, ele simplesmente desligava, e imaginava o que poderia fazer em certas situações do seu dia se ele tivesse mais coragem e determinação. E isso incluía a tentativa de um relacionamento com Cheryl Melhoff, uma mulher separada, com um filho, que também trabalhava na Life, no setor de estoque de imagens digitais.

Sua primeira atitude em relação à Cheryl foi criar uma conta no e-Harmony e mandar piscadinhas para ela. Só que o sistema bloqueou a ação, já que seu cadastro estava praticamente incompleto, pois ele não sabia o que colocar nas lacunas de aventuras, viagens ou qualquer outra atividade que praticasse. Foi a partir disso que ele percebeu que sua vida era sem graça, pois ele ficou estagnado na zona de conforto e não busca aventurar-se para buscar algo diferente em sua vida. Foi assim que percebeu que isso começou quando seu pai faleceu e ele, um adolescente, teve que trabalhar para ajudar nas despesas da casa.

Mesmo com todos os seus problemas familiares e a falta de uma namorada, ele não esperava que sua vida iria mudar tão rápido. Ao saber que a Life estava com os dias contados, já que tinha sido vendida e passaria por uma reestruturação para ter todo seu conteúdo na internet, ele é informado que teria que trabalhar na imagem da última capa da versão impressa. A foto tinha sido produzida por Sean O'Connell, um dos melhores fotógrafos dos EUA e que já tinha feito muitos trabalhos para a revista.

Enquanto abria um presente que recebeu do fotógrafo como agradecimento, seu colega trabalhava no rolo de negativos que tinha sido enviado e foi assim que seus problemas começaram. A foto da capa era a número 25, a única que não se encontrava no rolo. Pressionado por seu novo e jovem chefe, que queria ver a foto, a única forma que tinha de buscar essa foto era ir atrás de Sean e descobrir se ele teria uma cópia daquela que terminaria com a vida de um dos impressos mais antigos do país.

Foi assim que ele viveu uma das aventuras mais incríveis de sua vida e percebeu que muitas vezes é preciso arriscar-se para resolver seus problemas e ver o mundo de outra maneira.



Apesar de ter visto muitas críticas ao filme, posso dizer que gostei dele. A direção de arte e fotografia são muito boas, principalmente quando são apresentadas as paisagens das viagens de Walter em busca de Sean.

O roteiro é bem formulado e traz um pouco da realidade do trabalhador atual, que foca muito no trabalho e esquece de viver. Baseado em um conto de James Thurber, que apresenta um Walter Mitty que vê seu carro transformar-se em uma embarcação de guerra, quando leva a mulher ao cabeleireiro ele se vê no meio de uma cirurgia de alto risco, entre outras situações. Achei a narrativa do conto muito confusa, apesar de mostrar de uma forma mais rápida como é essa relação do mundo real com a fantasia que o personagem cria em sua mente.

Já o elenco foi uma grande surpresa. Sinceramente não esperava uma boa interpretação de Ben Stiller e Kristen Wiig nos papéis principais. Claro, que os personagens tem uma pequena veia cômica no filme, mas eles souberam manter os personagens durante a narrativa.

Mas sinceramente, o que provavelmente deve ganhar prêmios (pelo menos eu espero) é a trilha sonora, tanto na parte instrumental como na versão cantada. Todas as músicas se encaixam na narrativa e ao escutá-las, é como rever as cenas do filme.

Em relação a narrativa, eu me identifiquei com algumas características do personagem e percebi que deixo de fazer muitas coisas na vida pelo simples fato de ser 'certinho demais'. Não que ele seja um filme de "auto-ajuda", mas ele ajuda a percebermos como estamos deixando de viver momentos importantes por besteiras ou falta de vontade. Abaixo você confere o lema da Life, que é repetido várias vezes durante o filme:

A+
A