'Gigantes - Cinco amigos. Uma história', de Pedro H. Neschling

"Gigantes" é o primeiro livro de Pedro H. Neschling , lançado pela Editora Paralela . O ator já tinha trabalhado como roteir…

"Gigantes" é o primeiro livro de Pedro H. Neschling, lançado pela Editora Paralela. O ator já tinha trabalhado como roteirista e diretor em outros projetos, mas essa é a primeira vez que mostra seu potencial como autor.

O livro mostra uma história de amizade que iniciou no colégio, mas com o passar dos anos a vida e seus acontecimentos mudam o rumo de tudo. Cada capítulo apresenta a história de um personagem: Duda, Fernando, Lipe, Camila e Zidane. Neles vemos um pouco de romance, amizade e dúvidas, o que pode ajudar a confundir a mente de qualquer jovem (ou adulto).

Todos mostram acontecimentos de suas vidas e só nos primeiros capítulos, que apresenta o fim do período escolar, que percebemos uma interação maior entre os personagens. Após isso, cada um segue sua vida e conta sua história. Mas claro, como na vida real, alguns reencontros sempre acontecem pelo caminho.

Um ponto legal da história é a narrativa não ter uma marcação de tempo. É possível imaginar que a história começa pelo início dos anos 2000, pela ordem das redes sociais, mas isso não interfere em nada para o entendimento da história.

O que mais gostei de "Gigantes" é que ele parece muito com a vida real. Toda a amizade tem problemas, momentos tristes, mas principalmente felizes. Também relembra que amizade boa é aquela que mesmo depois de muito tempo sem se ver, ainda temos muito assunto para compartilhar. E não só no ponto amizades, mas também nas dúvidas profissionais e relacionamento familiar.

Na sequência você confere o book trailer, com participação de muitos atores (e amigos) do autor e que me deixou muito animado para ver um filme ou série inspirado no livro. O enredo lembra muito as séries produzidas no GNT. Fica aí a dica para o autor, editora e canal. E se puder, mantenha o mesmo elenco do vídeo. Ficou ótimo!

E um detalhe final. Na orelha do livro, onde está a biografia do autor, ele comenta ser fã de Nick Hornby e David Nicholls, que também são dois dos meus autores favoritos. Depois dessa leitura, posso dizer que Pedro entrou para a lista de favoritos também!

A+
A