Como fazer cacau em pó em casa

O passo a passo para produzir seu próprio cacau em pó orgânico
É visível o aumento de pessoas priorizando o consumo de produtos orgânicos e saudáveis. Tornou-se comum nos canais do youtube a utilização destes produtos nas receitas. Como é o caso do cacau e chocolate em pó substituindo o achocolatado. Normalmente quando quero reproduzir as receitas eu não encontro esses produtos na minha cidade, mas temos cacaueiros e resolvi produzir o meu próprio cacau em pó orgânico.

O cacau  é usado como base para o chocolate. Para isto temos três passos: as amêndoas precisam estar secas, torradas e trituradas. Retiradas as sementes das frutas veja se não tem nenhuma defeituosa. Em seguida passe-as em uma peneira em água corrente apertando para retirar o suco e um pouco da polpa. Depois as coloque em um tigela de plástico ou inox.


Você irá cobrir as sementes com um pano e deixá-las em um local arejado por no mínimo dois dias. Na receita original a pessoa deixou elas descansando por 4 dias. Porém observei que, dois a três dias eram o suficiente. Isso é feito para ocorrer a fermentação. E não se assuste se começarem a germinar, até foi por isso não deixei por mais de dois dias.


Em seguida coloquei as sementes em um pano de prato e levei ao sol para dá início ao processo de secagem. Refiz esse processo por mais dois dias. Se desejar que elas fiquem bem secas, repita o processo por mais 4 dias. Lembrando que ao final do dia você deve recolher por causa do orvalho da noite.


Após a secagem as sementes serão torradas. Recomendo utilizar uma frigideira antiaderente. Com fogo médio vá mexendo as sementes até começarem a escurecer (como na imagem) e casca a estalar, do mesmo modo como ocorre com amendoins. Cuidado para não torrar demais e depois que triturar o pó ficar queimado que nem café (foi o que ocorreu com o primeiro teste).


Com o auxílio de um pilão (ou com as mãos) você deve quebrar a retirar a casca que envolve a amêndoa. Ao realizar uma pequena pressão as cascas irão se romper facilmente.


E chegamos ao último passo: triturar. O processo pode ser realizado em um liquidificador ou processador.  A amêndoa apresenta uma boa quantidade de gordura, é possível visualizar depois de triturada ao manejar a massa.


Como pode ser visto na imagem ele não ficará bem triturado igual aos de supermercados. O que eu fiz? O coloquei em uma tigela e levei ao sol para secar por dois dias. Em seguida triturei novamente para diminuir os grãos. Você pode repetir o processo se quiser que seu cacau fique bem seco.


O processo é longo, mas agora o cacau em pó está pronto. Depois de tudo é só guardar em um pote. Quando seco, pude sentir bem longe o cheiro do chocolate e o gosto amargo característico do chocolate amargo. Meu próximo teste será o achocolatado em pó usando o cacau em pó.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A