Quantas estrelas um filme merece?

Publicado originalmente no Diário de Santa Maria. Você provavelmente já passou pela situação de deixar assistir um filme porque viu …


Você provavelmente já passou pela situação de deixar assistir um filme porque viu uma avaliação negativa sobre ele. O problema é que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com qual nota aquele produto de entretenimento ganhou antes mesmo de conhecê-lo.

Normalmente quando esses conteúdos são avaliados em sites (como Rotten Tomatoes, Metacritic ou IMDB) com notas eles tem três apurações: imprensa, público e uma mistura dos dois. Mas até que ponto a experiência de acompanhar uma história deve ser influenciada por uma nota de outra pessoa? Como produzo conteúdo de entretenimento, normalmente surge uma cobrança, principalmente do público, de "quantas estrelas" ou "de 0 a 10", quanto o filme merece?

Sinceramente nunca gostei de dar nota, pois, normalmente, as pessoas não prestam atenção nas ideias apresentadas nos textos, vão só conferir a nota. Entretenimento envolve muito mais que números. Ele traz emoções, reações e, principalmente, seu posicionamento sobre um assunto ou história naquele momento. Da mesma forma que você pode idolatrar um filme na adolescência e, chegando na fase adulta, percebe que aquela história não faz mais sentido para você. Ou quem sabe possa fazer mais sentido ainda.

É bom lembrar que nem todos os conteúdos são criados para todo mundo. Nem sempre uma nota alta vai garantir satisfação no fim. Eu por exemplo, não gosto de 'O Senhor dos Anéis' e 'Game of Thrones', o que, normalmente, é uma unanimidade entre as pessoas. Mas eu assisti. Talvez não o suficiente para virar fã, mas sei o necessário para ver que aquele conteúdo não é para mim. Obviamente nem todo filme é perfeito, mas possuem ideias, que podem ser aproveitadas de várias maneiras, com pontos de vista diferentes.

Acho importante cada um definir o que gosta por sua percepção, não só pelo o que os outros dizem. Use outras falas para repensar em coisas que possa não ter percebido na primeira vez. Assista, curta, reflita e traga sua opinião sobre o que você assistiu. E isso vale para séries, músicas, livros, peças de teatro, etc.

Porém, não esqueça: se alguém discordar de você, esse não é ignorante, é só uma pessoa com um ponto de vista diferente.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A