'O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares', de Ransom Riggs

Antes de qualquer coisa: se você, assim como eu, está querendo ler esse livro achando que se trata de uma história de terror/suspense, …

Antes de qualquer coisa: se você, assim como eu, está querendo ler esse livro achando que se trata de uma história de terror/suspense, esqueça. 'O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares', do autor americano Ransom Riggs, é um livro de fantasia leve e super gostosinho de ler. Tenha isso em mente, pois você pode se decepcionar (ou não, assim como eu!).
Quando alguém não o deixa entrar, você acaba parando de bater. Entende o que quero dizer? 
No primeiro livro da trilogia, acompanhamos Jacob Portman em aventuras pelo País de Gales em busca da história de seu avô. Jacob é um garoto comum (e até sem graça), tranquilo, com poucas amizades, de família rica dona de uma rede de farmácias, leva uma vida sossegada e cresceu escutando as histórias fantásticas e fascinantes contadas pelo avô Abraham Portman (ou Abe), polonês que sobreviveu a Grande Guerra Mundial. Os relatos de Abe eram sobre monstros e crianças com habilidades especiais como flutuar, ser invisível, força descomunal e soltar fogo pelas mãos que moravam em uma ilha onde ele jurava ter vivido também.

À medida que vai crescendo, Jacob passa a não acreditar mais nas histórias do avô, considerando-as lendas ou alucinações. É com a morte dele que as coisas começam a mudar na vida do garoto que, procurando entender as últimas palavras de Abe, vai atrás do passado do avô e muda completamente seu futuro e sua história. Como um último adeus, Jacob parte em busca da ilha, suas histórias e seus moradores. Descobre os escombros do orfanato onde o avô viveu quando jovem, explora ruínas e percebe que as histórias de Abe eram reais e as crianças muito mais que especiais. Assim somos apresentados ao mundo dos peculiares.
Às vezes tudo o que você precisa fazer é cruzar uma porta.
O livro é bom, de leitura fácil e bastante criatividade. Eu particularmente não gosto do gênero fantasia/ ficção, mas esse me prendeu. Os acontecimentos, apesar de ser um tema já conhecido, não são forçados. A primeira parte do livro é de pura ambientação, apresentação da história, dos personagens e na segunda parte é onde a história principal é trabalhada. Os capítulos são bem construídos, os personagens simpáticos e o final fica em aberto, fazendo um link com o segundo livro da série. O livro é recheado de fotos que o autor encontrou em sebos, antiquários e brechós e serviram de plano de fundo para a história. 

Outro ponto positivo da história são os traços paralelos com a realidade. Nele são apresentados como as diferenças incomodam as pessoas e o quanto aqueles que não se encaixam no “padrão” precisam esconder sua personalidade e características para sobreviver. Para isso, o autor utiliza a Europa de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial como ambientação, época em que os diferentes sofreram com essa perseguição. O livro é muito bom e vale a leitura!


Compre 'O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares'
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A