'Notre Dame', uma comédia sobre arquitetura versus arte em Paris

Após exibição no Festival Varilux, o filme chega aos cinemas com distribuição da Califórnia Filmes


Com destaque no Festival Varilux 2020, 'Notre Dame' é uma comédia francesa distribuída pela Califórnia Filmes, que chegou aos cinemas brasileiros em 11 de fevereiro. Com uma mistura de linguagem teatral e cinema, 'Notre Dame' apresenta a vida de uma arquiteta, mãe solo e a discussão de arquitetura versus arte.

Maud Crayon (Valérie Donzelli) é a arquiteta protagonista do filme. Com a rotina com os dois filhos, o trabalho e ainda os problemas com o ex-marido, Maud se vê sempre cheia de tarefas e poucas vezes consegue espaço para realizar seus próprios projetos. Falando em projetos, no estúdio de arquitetura em que trabalha, ela desenvolve um projeto para um pátio próximo a igreja de Notre Dame, em Paris. 

Porém, a grosseria e desrespeito de seu chefe a impedem de entregar a maquete com o projeto no prazo. Só que por algum elemento "mágico" (em um grande estilo Mary Poppins), sua ideia chega voando até a pilha de maquetes que foram entregues para avaliação na prefeitura.

Apesar de não entender o que aconteceu naquela noite, ela é surpreendida quando descobre que ganhou o concurso, sem contar a surpresa com o valor que será investido na sua ideia. Mas o mais surpreendente mesmo foi reencontrar Bacchus Renard (Pierre Deladonchamps) na sala da prefeita. Ele foi um amor da adolescência que reacende inúmeras lembranças e sentimentos que estavam guardados.

Na sequência ela precisa lidar com uma equipe que colabora com algumas mudanças em seu projeto e faz algumas inserções pouco convencionais, esteticamente. E isso causa uma enorme polêmica entre a população (incluindo um círculo de oração em torno da construção), que a leva até o tribunal.

O filme sabe dosar da maneira correta a comédia e a direção de Valérie Donzelli (sim! Ela protagoniza e dirige o filme) mostra uma mistura de elementos teatrais, que envolvem desde o lúdico do projeto voando até a prefeitura, a cenas musicais para ilustrar alguns momentos de desespero financeiro. 

Além disso, a discussão de arquitetura versus arte pode ser considerado um elemento que o público que está assistindo poderia ajudar a definir o destino final da história. Não duvido que exista um final alternativo, onde o projeto é aprovado.

Sem dúvidas foi um filme que me surpreendeu, além de ser super rápido de assistir (tem só 1h28). Caso a sua cidade ainda não tenha recebido o filme nos cinemas, aguarde pois em breve deve estar disponível nas plataformas digitais. Abaixo, confira o trailer:

Fotos: © Rectangle Productions - France 2 Cinéma - Scope Pictures - Les Films de Françoise
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A