#tbtAPS | 'O Clone' inovou na trama e é lembrada como uma das melhores novelas

A temática da clonagem humana foi um sucesso no horário nobre da TV brasileira


Mais um #tbtAPS na área! E hoje vamos falar de novela, para fugir um pouco de BBB (mas spoiler: o assunto retorna semana que vem). Colocamos uma enquete lá no Instagram do All POP Stuff, e vocês podiam escolher entre relembrar a novela 'O Clone' ou 'Caminho das Índias'. Vocês votaram, e com 71% dos votos quem ganhou foi a narrativa do Oriente Médio!

A data era 1º de outubro de 2001, e nós conhecíamos a história de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício), na trama escrita por Glória Perez. Tudo começa nos anos 80, após a morte da mãe da jovem Jade. Ela então vai morar com seu tio Ali (Stênio Garcia) no Marrocos, onde também mora sua prima Latiffa (Letícia Sabatella). 

No núcleo brasileiro temos os gêmeos Diogo e Lucas, que vão passar férias no Marrocos junto com o padrinho de Diogo, o geneticista Albieri (Juca de Oliveira), que é amigo de quem? Justamente do Ali, tio de Jade. Aí começa o romance dos dois; escondido, obviamente, pois tio Ali quer arranjar um casamento tradicional para Jade.

E onde entra o clone na história? Pois bem, o gêmeo Diogo acaba voltando para o Brasil antes do tempo, sofre um acidente de helicóptero e morre. O padrinho, o geneticista Albieri, fica desolado e resolve criar um clone do rapaz. Claro, que ótima ideia, né? Só que não. Bem, ele acaba usando as células de Lucas e insemina uma mulher, Deusa (Adriana Lessa), sem ela saber que terá um filho que é um clone. 

Esse é apenas o plot inicial de 'O Clone'. A novela teve três fases e muitas subtramas e dramas. Basicamente a novela foi um eterno ir e vir entre o Marrocos e o Rio de Janeiro, e um volta-e-termina de Jade e Lucas (e spoiler: depois Leo).

Impressões Pessoais

Eu tinha 9 anos quando a novela foi exibida, mas ela me marcou muito. Tanto que eu não tenho dúvida nenhuma de dizer que é minha novela brasileira preferida de todos os tempos. Colocar o tema de clonagem na trama foi visionário e corajoso. Na época se falava muito da clonagem da ovelha Dolly, e se um dia seria possível clonar humanos. Acho que essa vibe Black Mirror foi uma das coisas que me fez ficar encantada pela novela. 

Mas, além disso, o romance de Jade e Lucas foi sensacional. Também digo com tranquilidade que é o meu casal de novela favorito. A química entre os atores foi tão forte que eles acabaram se apaixonando de verdade e tiveram um filho, Pietro! 

Fora a inovação de abordar o tema da clonagem e o romance dos protagonistas, 'O Clone' trouxe toda uma moda que era novidade para o brasileiro. Se você foi criança/adolescente/jovem nessa época e não usou o anel-pulseira, sinto em dizer, mas você viveu errado! Além desse acessório, os lenços para a cabeça ficaram super em alta também. E não podemos esquecer o crescimento de aulas de dança do ventre, que até hoje se destaca nas escolas de dança pelo país.

Destaques da Trama

Como eu mencionei anteriormente, 'O Clone' teve muitas subtramas boas. Acho que a mais marcante foi a questão das drogas. A personagem Mel era filha de Lucas (na terceira fase da novela), e foi vivida brilhantemente por Débora Falabella. Ela era a típica patricinha rebelde, que tinha tudo que queria, mas acabou entrando no mundo das drogas, mostrando que esse é um problema de saúde pública, e independe de questões sociais. As cenas de abstinência de Mel eram chocantes, e a dependência com drogas virou pauta da imprensa nacional. 

Já no núcleo cômico, não podemos nos esquecer do Bar da Dona Jura (Solange Couto), onde vários artistas acabavam parando lá e fazendo aparições pra lá de especiais. Sem contar o bordão "Né brinquedo não!". Sem contar que o "espaço" ficou tão famoso, que até trilha sonora oficial ganhou. Outro bordão que caiu na boca do povo foi "Cada mergulho é um flash", dito por Odete (Mara Manzan), toda vez que ela ia ao Piscinão de Ramos, que na época era uma novidade.

Não podemos esquecer também da então pequena Carla Diaz, que na terceira fase da novela viveu Khadija, filha de Jade e Said. Seu sonho era no futuro casar com um marido rico e ter muito ouro, "Insha'Allah"

Também preciso mencionar a ótima trilha sonora de 'O Clone'. Na época eu pedi para os meus pais comprarem o CD internacional e vivia escutando em casa! A novela contava com faixas cantadas por Legião Urbana, Zeca Pagodinho, Marina Lima, Lenine, Dido, Shakira, Elton John, e muito mais. E claro, a música tema de Jade e Lucas, "Miragem", embalou o romance dos dois maravilhosamente bem. Ah, tem também a abertura da novela, que não tem absolutamente nenhum defeito.

Se deixar eu fico o dia todo falando de 'O Clone', amo real! Mas e você, também é fã dessa novela? Conta pra gente aqui nos comentários ou lá no Instagram o que você achou do texto de hoje, e se tem outra novela que você gostaria de relembrar com a gente!

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A