Feira do Livro de Santa Maria confirma primeiras atrações para 2022

Escritores e músicos chegam na Praça Saldanha Marinho entre 29 de abril e 14 de maio


Começando em 29 de abril, a 49ª Feira do Livro de Santa Maria anunciou hoje as primeiras atrações para o Livro Livre, espaço que recebe escritores e músicos para entreter o público. Ainda seguindo protocolos, a Feira apresentará atrações em formato presencial e online. 

Confira na sequência as sete primeiras atrações da Feira, que fica na praça Saldanha Marinho até 14 de maio. As datas e horários de participação de cada convidado serão anunciadas em breve.


Afonso Cruz (Online): Escritor português, Afonso Cruz é o multipremiado autor de romances como Para onde vão os guarda-chuvas ou Jesus Cristo bebia cerveja. Recebeu, entre outros: Grande Prêmio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; Prêmio Fernando Namora; Prêmio Sociedade Portuguesa de Autores; Prêmio Time Out - Melhor Livro do Ano; Prêmio da União Europeia para a Literatura; Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco e Prêmio Literário Maria Rosa Colaço. É escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Assina, desde fevereiro de 2013, uma crônica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prêmios e distinções nas diversas áreas em que trabalha. Os seus livros estão publicados em vários países.


Aline Bei (Presencial): nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO. Seu primeiro livro, “O peso do pássaro morto”, publicado em 2017, foi finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca. A mesma obra foi publicada na França, em 2022, pela editora Aldeia. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras e será adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã.


Eduardo Bueno - Peninha (Presencial): escritor, com mais de 30 livros publicados, jornalista, editor e tradutor. Com a coleção Brasilis, que reúne A viagem do descobrimento, Náufragos, traficantes e degredados, Capitães do Brasil e A coroa, a cruz e a espada, tornou-se o primeiro autor brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas do país. Eduardo também traduziu 22 livros, sendo o principal deles o clássico On the Road – Pé na Estrada, de Jack Kerouac, que marcou o desembarque da “literatura beat” no Brasil. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, editou mais de 200 títulos, tendo colaborado com algumas das principais editoras brasileiras. Como jornalista, trabalhou nos principais veículos de comunicação, entre eles a Rede Globo, a TV Cultura, a TVE-RS e os jornais O Estado de S. Paulo e Zero Hora. Já dirigiu e estrelou um programa sobre história do Brasil no Fantástico, da TV Globo, e foi o primeiro apresentador do History Channel no Brasil. Eduardo Bueno ganhou dezenas de prêmios, dentre eles o Jabuti, em 1999, e a Ordem do Mérito Cultural, comenda concedida pelo Ministério da Cultura do governo federal. Seu livro mais recente é “Dicionário da Independência - 200 anos em 200 verbetes”.


Eliana Yunes (Online): Possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991) e no CNRS, Paris (2006). Foi professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler) é assessora do Cerlalc/Unesco e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.


Fernando Anitelli (Presencial): é um ator, instrumentista, compositor e responsável pela criação do projeto O Teatro Mágico, um projeto que mistura arte circense, cultura, poesia e discussões políticas, nas quais Fernando debate assuntos relacionados a temas como a importância da arte e da cultura independente, pluraridade e distribuição livre de conteúdo. Fernando Anitelli foi o responsável em dezembro de 2003 pela criação da trupe do Teatro Mágico.

ATRAÇÕES LOCAIS

RIMA, com Igor Tadielo e Pablo Cardoso (Presencial): é um show musical proposto pelos intérpretes, compositores e instrumentistas Igor Tadielo e Pablo Cardoso. Trata-se de um show em formato intimista, pautado na força e peculiaridade da música e da poesia do Rio Grande do Sul. É um espetáculo com composições autorais, e releituras de canções já conhecidas, escolhidas pelas mensagens que suas poesias retratam, desprovidas de preconceitos e cantadas por uma nova geração que preserva o que já foi feito, mas que tem o dever de mudar alguns olhares herméticos da música do Sul que já não cabem mais reproduzirmos nos dias de hoje.


Agostta (Presencial): o jovem artista independente de 22 anos é nascido em Santa Maria e traz em seus trabalhos fortes influências do Pop, Sad e R&B. Começou sua carreira solo no ano de 2019 com o single “Tô Com Saudade”, e a colaboração “Embalo”, duas faixas que receberam notável visibilidade nas plataformas de streaming. 
Em agosto de 2020 lançou “Sexflix”, em parceria com Gabziim (CE), conquistando espaço e destaque em playlists editoriais como a “Rala e Rola”, “R&B Brasil” e a “RADAR Brasil”. A música recebeu grande repercussão nas redes sociais e atingiu mais de 60 mil reproduções em menos de um mês. 
 No mês seguinte, foi considerado pelo PalcoMP3 o artista de R&B TOP1 do Estado do Rio Grande do Sul dentro da plataforma e “Sexflix” como a música do segmento mais tocada em setembro.
 Em 2021 lançou seu primeiro EP, intitulado “ALÉM DE LOVE”. O projeto conta com cinco faixas inéditas. “PRIMEIRA VISTA”, “SDD DE NÓS” e “ALÉM DE LOVE” foram as faixas iniciais do projeto, incluídas nas playlists “Brisa”, “Rap Acústico” e “Novidades da Semana”. Somadas já contam com mais de 250 mil plays na plataforma. Além de canções como “Três Copos”, “Bem-Vinda” e “Vila Madalena”, o artista gaúcho já passa da marca de 2 milhões de streamings nas plataformas.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A