A consagração de uma drag queen, no musical 'Todos Estão Falando do Jamie'

Jamie New é a sensação musical da Amazon Prime Video


Quem diria que um documentário da BBC renderia um grande musical nos palcos, que logo na sequência viraria um filme? Em 2011, Jamie Campbell ficou conhecido pelo documentário da BBC Three, 'Jamie: Drag Queen at 16', sobre o adolescente que sonhava em ser uma drag queen e foi de vestido no baile de formatura da escola. 

Alguns anos depois, em 2017, foi lançado nos teatros de Sheffield 'Everybody's Talking About Jamie', um musical com trilha de Dan Gillespie Sells e roteiro de Tom MacRae, com o nome do protagonista já adaptado. Agora ele seria conhecido como Jamie New. Com o sucesso nos palcos, não demorou para ganhar um anúncio de filme, ainda mais após a grande recepção do público em uma exibição da peça gravada, em alguns cinemas da Austrália, Reino Unido e Irlanda (e pelo mundo, já que hoje em dia ela está disponibilizada, não oficialmente, no Youtube).

Em 2018 foi anunciado que o filme teria distribuição da 20th Century Studios, mas após as fusões e migrações de contratos com a Disney, a produtora New Regency fechou uma parceria de distribuição com a Amazon Prime Video, transformando 'Todos Estão Falando do Jamie' em um filme original da plataforma. Seu lançamento foi em 17 de setembro de 2021

Na história, conhecemos Jamie New (Max Harwood), um adolescente de 16 anos que tem o sonho de ser uma drag queen famosa. Sua narrativa é desenvolvida em algumas partes, como o espaço escolar, a ótima relação com sua mãe (e inexistente com o pai), sua amizade com Pritti Pasha (Lauren Patel) e o mundo das drag queens de Sheffield, que ainda é muito novo para ele, mas é incrível.


Diferente dos palcos, o filme traz uma narrativa muito mais dramática. A comédia surge como um refresco para cenas que são mais densas ou simplesmente trazem a essência de Jamie na tela. Pelo teatro a comédia é mais frequente, já que a presença do público causa reações divertidas, e muitas delas são aproveitadas pelo elenco em cena. Vale lembrar que essa visão dramática não é para deixar a história triste. Só colabora para intensificar momentos e aumentar a emoção do público.

Com mais possibilidades de recortes e até flashbacks, o filme traz uma estrutura mais bonita, possibilitando viajar na história (tanto real como ficcional), principalmente quando Jamie começa a entender a realidade de uma drag queen. Ao conhecer Hugo Battersby (Richard E. Grant), interprete da icônica drag Loco Chanelle, ele percebe que é uma trajetória muito difícil, mas se aliando as pessoas certas, será de muito acolhimento. 


Obviamente, por tratar-se de um musical, não posso deixar de citar a trilha sonora, que é sensacional! A forma como as músicas contam as histórias, me deixaram de certa forma hipnotizados. Inclusive essa é daquelas trilhas que a cada vez que você escuta, parece que está revendo as cenas e cada vez quer ouvir mais uma vez.

Isso acontece em ambas as versões, tanto a do filme como a do teatro, que possuem poucas musicais diferenças entre si. Mas não há dúvidas que as músicas  'Don't Even Know It', 'Wall in My Head', 'Everybody's Talking About Jamie' e 'Out of the Darkness (A Place Where We Belong)', são os grandes destaques e resumem de uma forma excelente a história.


'Todos Estão Falando do Jamie' também é uma narrativa familiar. De uma família que apoia um LGBTQIAP+. Mesmo que só parte dela faça isso, é lindo ver o cuidado que a mãe de Jamie tem com ele. Principalmente por não deixar que seus sonhos se apaguem e não aceitar a forma como seu pai o ignora. Essas cenas com o pai de Jamie, são algumas partes mais dolorosas da história.

Certamente não é fácil trazer uma visão biográfica de uma história. Ainda mais misturando tudo com um musical. Mas sinceramente, não teria forma melhor de contar a história de Jamie, e tantos outros garotos, se não fosse nesse formato. 


Um ponto técnico interessante do filme é que Dan Gillespie Sells, Tom MacRae e Jonathan Butterell estão envolvidos na peça teatral e no filme. Certamente isso facilitou para que o universo do personagem e seus cenários fossem adaptados, para manter parte da estética e efeitos de cena mais próximos, como as mesas que brilham, o banheiro de 'Work of Art' e o muro de 'Wall in My Head'. E até melhorar alguns pontos, como o sapato de salto alto de Jamie, que é extremamente brilhante.

Sem dúvidas, 'Todos Estão Falando do Jamie' é um filme que vou assistir mais vezes e já fico na torcida para quem muito em breve seja adaptado para os teatros brasileiros. 

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A