Isto aqui é trabalho ou hobby?

Uma reflexão sobre os 12 anos do All POP Stuff


Hoje, 26 de dezembro, o All POP Stuff completa 12 anos. Uma ideia que começou logo após um feriado de Natal, pois queria comentar as coisas que gostava em um único espaço. Eu já gostava de fazer blogs e escrever, ou seja, era uma oportunidade de recomeçar algo que tinha feito pela primeira vez em 2004. 

Em 2010 as redes sociais ainda eram um espaço que não sabíamos a direção que iria tomar. Elas foram crescendo, se modificando, assim como minha percepção de como queria fazer esse conteúdo. Por um tempo entrei em um desespero de estar com muitas atualizações, mesmo fazendo tudo sozinho. Só que era óbvio que não daria conta e perceber isso, me incomodou. Incomodou principalmente por ver que a tal "ideia de sucesso" tinha ido embora. 

Isso me faz lembrar de quantas oportunidades perdi, ao não aproveitar momentos, pois precisava prestar atenção ou registrar nos mínimos detalhes para criar um post. Ou às vezes que deixei de acompanhar pessoas ou conteúdos que gostava por receio que o formato de escrita ou fala influenciasse quando fosse fazer o meu.

Também quanto me dediquei para talvez ganhar um espaço maior e no fim, nem valeu tanto a pena, como nos anos que fui articulista no jornal local. Ali foi um momento que vivi uma narrativa quase unilateral, em que não recebia nenhum retorno, incentivo ou mínimo de divulgação. Essa falta de retorno (não só financeiro), me fez ter dúvidas de como estava meu texto, muitas vezes sem saber o que precisava melhorar. Largar a coluna mensal sem uma despedida, foi de certa forma um alívio, até porque, meus últimos e-mails a eles nunca foram respondidos.

Meu ritmo aqui não é mais o mesmo e falar que o blog voltou a ser meu hobby me fez bem demais. Me tira um peso. Um peso criado a partir das minhas expectativas de resultados. 

Ler mais matérias e artigos sobre a importância de um hobby, não relacionado a trabalho, me deixou mais tranquilo com minha decisão de levar o All POP Stuff com mais calma. Também com menos culpa dele estar "parado" por alguns momentos.

Talvez eu tenha cansado de transformar parte da minha vida em trabalho e fico tranquilo ao reconhecer que algo que sempre gostei de fazer, voltou a ser um hobby. Algo que, mesmo sem novidades, não vai me fazer sentir julgado pelos outros e, principalmente, por mim mesmo.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A