O retorno dos livros de colorir e a busca por momentos aconchegantes

Marcas e editoras fazem um convite ao equilíbrio entre rotina, hobbies e redes sociais

Os anos de 2013 e 2014 foram marcantes para os livros de colorir. Em 2023, a tendência mudou, trazendo uma nova proposta: ao invés de colorir, era preciso completar linhas a partir de partes já coloridas. Já em 2024, essa categoria de livros começou a ressurgir com força, acompanhados pelos grandes estojos de canetinhas de duas pontas (uma mais fina e outra no estilo pincel).

Dessa vez, as ilustrações seguiram um estilo mais fofo, principalmente após as ilustrações de Bobbie Goods (marca criada em San Diego), ganharem popularidade na internet, especialmente no TikTok. Isso gerou inúmeras versões, como Cute & Comfy, Cozy Friends, Comfy & Cozy, e Cozy Animals. Muitas dessas versões, mesmo sem direitos autorais, são comercializadas em diversos sites, oferecendo opções em diferentes gramaturas de papel.

Do dia para a noite (Day to night) | Editora HarperCollins
Dias quentes (Spring Summer) | Editora HarperCollins

Um dos pontos que torna essa nova versão mais acessível e confortável, são os espaços dos desenhos: as ilustrações possuem estruturas mais abertas, sem tantos detalhes para preencher. Além disso, com a popularidade dessas imagens na internet, é possível colorir digitalmente em aplicativos de smartphones ou tablets.

Se você passar hoje em frente a qualquer livraria, certamente encontrará, em algum canto da vitrine, um livro desse estilo. O mais interessante nessa nova vertente de livros de colorir é a forma como sua narrativa de venda é construída, explorando as palavras e temáticas "cute" e "comfy", que em português se traduzem como "fofo" e "aconchegante"

Mais uma vez, somos convidados a desacelerar e, principalmente, a nos desconectar. As ilustrações e o processo de pintura oferecem um refúgio do cotidiano agitado, promovendo uma pausa que nos reconecta com o simples e o lúdico. Animais fofinhos, cenários acolhedores e as diversas nuances de cores das canetinhas remetem a uma sensação de segurança e bem-estar, algo que muitos de nós buscamos constantemente.

Outro ponto interessante dessa nova fase dos livros de colorir é a percepção de que, nos últimos tempos, quase todos os nossos hobbies foram transformados em conteúdo. Em uma tentativa de lucrar ou ganhar seguidores, acabamos comprometendo nosso conforto e bem-estar mental, simplesmente pela necessidade de mostrar produtividade, quando, na verdade, os hobbies deveriam ser momentos de diversão e descanso.

Mais uma vez, os livros de colorir oferecem a oportunidade de nos desligarmos do mundo online. E tudo bem se, no final, você quiser compartilhar nas redes sociais como ficou sua obra. Sempre é legal ver o resultado - e a evolução - do tempo e cuidado dedicados às cores e aos desenhos. 

O importante é encontrar um equilíbrio, para que esse momento "fofo" e "aconchegante" esteja presente no seu dia, seja através de ilustrações, pinturas ou outras atividades.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A