Os livros de colorir ao contrário serão a nova sensação das editoras?

Livros já estão populares entre usuários do Instagram e TikTok

Quem viveu sabe que, entre 2013 e 2014, houve um enorme crescimento de livros de colorir nas livrarias. Para algumas editoras, foi uma salvação editorial e financeira, inclusive criando uma categoria nova de vendas, os livros de Arteterapia. Apesar das idas e vindas, um retorno de vendas e novos livros foi visto durante a pandemia da Covid-19. Eu sou um belo exemplo disso, pois entrei na onda inesperadamente naquele momento.

As vendas desses livros acalmaram, mas não desapareceram. Uma prova é que uma nova vertente desses livros está ficando extremamente popular no mercado internacional e redes sociais: os livros de colorir ao contrário. Esse tem uma fórmula mais prática, que é simplesmente completar linhas a partir da parte colorida, que já está pronta e impressa. 

Na sequência, você confere um gráfico do Google Trends, apresentando os países mais interessado no assunto nos últimos 90 dias. O crescimento na busca, já passa dos 170%, comparado a períodos anteriores.


Fazendo uma busca rápida na Amazon norte-americana, são muitos livros lançados nos últimos dias, uma média de quatro novos livros por semana. Obviamente que dessa vez, junto aos livros, não serão os lápis de cor que ficarão populares, mas sim as canetas de contorno, que dependendo da marca, não são nada baratas. 

O mais popular desses livros é o de Kendra Norton, que chegou no Brasil no final do ano passado, sem muito alarde, pela Sextante como 'O livro de colorir ao contrário: As páginas já vêm com as cores e você faz os desenhos'. Ela criou uma série, que até o momento tem três livros: original, bem-estar e estações.


Nas redes sociais, a tag #reversecoloringbook tem crescido consideravelmente no TikTok e Instagram, com os criadores apresentando seus desenhos a partir das inúmeras possibilidades de cores apresentadas em cada página. Entre as postagens é possível ver que mesmo com o mesmo fundo, as linhas desenhados por cima apresentam várias ideias e variações, conforme a criatividade de cada um.

@wanderandflux so far so fun. #reversecoloringbook ♬ original sound - Misty

Ainda não é uma certeza sobre o possível crescimento desses livros no Brasil, mas certamente vai chamar a atenção de algumas editoras. Se é que não vão criar parcerias com marcas de canetas para kits especiais. É esperar para ver!

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A