Mini Guia Gastronômico: Porto Alegre

Algumas dicas gastronômicas na capital do RS

No final de janeiro, nos últimos dias de férias do trabalho, passei alguns dias em Porto Alegre, principalmente para assistir duas peças teatrais e algumas sessões de cinema. Mas obviamente, em meio a tudo isso, é necessário buscar lugares para alimentação. E dessa vez a ideia foi ir em locais diferentes, que nunca tinha ido e eram próximos de onde estava, ou retornar a lugares que já fui e gostei muito. Abaixo, segue uma lista de 6 lugares, que valem muito a pena (inclusive, espero repetir todos no futuro):

UM Bar&Cozinha (Av. Mariland, 1388): Começando com um retorno. É um restaurante dentro de uma loja de vinhos e além do cardápio tem um menu semanal com entrada, prato principal e sobremesa. É tudo tão bom, que tive que retornar para confirmar que vale muito a pena. E vale. Inclusive, além das bebidas normais, drinks, cervejas e vinhos, eles tem água da casa (o que ainda é muito incomum aqui em Santa Maria-RS, então sempre me surpreende quando oferecem).


SANDO (Av. Independência, 1211): esse é um restaurante de sanduíches, inspirados nos originais da culinária japonesa. Como era uma novidade para mim, escolhi o Ebi Sando, que é o especial de verão deles. Ele tem pastinha de camarão, camarões grelhados, salada e finalizado com um molho de amendoim. Esse molho de amendoim é simplesmente sensacional! Só de escrever já lembro do sabor e da vontade de pedir novamente.


Salvador (Av. Carlos Gomes, 707): depois de um problema em uma programação (e grosseria de uma gerente de um espaço cultural) tive que fazer algumas adaptações no roteiro e cheguei mais cedo no Bourbon Shopping Carlos Gomes, onde fica o restaurante. De primeira passada fiquei na dúvida se iria ali, mas depois de reler o cardápio, fui convencido por duas opções: casarecce cogumelosnoir de cacau e café. Os dois pratos, sensacionais, principalmente a sobremesa, que ainda não entrou no cardápio oficial, então é bom cuidar o folheto anexo. E já deixo aqui minha torcida, pois é uma das melhores sobremesas que comi nos últimos tempos.


Mima Focacceria (R. Ramiro Barcelos, 1199): eu simplesmente amo Focaccia, ainda mais quando ela é bem feita. Nesse caso, é mais uma opção de sanduíche. Escolhi uma Focaccia perfeita e recheada com almondegas. No dia, ela estava como A Braba no cardápio, mas não encontrei a descrição oficial nas plataformas de venda, talvez seja um sabor do mês ou sazonal, mas foi simplesmente maravilhosa. E vale lembrar que eles tem tamanho pequeno e grande. O pequeno é muito bem servido, dependendo da fome, é o suficiente para uma ou duas pessoas.


Joe & Leo's (Av. Túlio de Rose, 80): é necessário encontrar um buffet que tenha preço legal e boas opções. Nas minhas duas idas ao Cinesystem, integrado ao Loof do Bourbon Shopping Country, conheci esse restaurante que tinha buffet livre, ótimas opções de saladas, pratos quentes e sobremesas. Um dos dias cheguei após as duas da tarde, o buffet estava completo, com tudo quente, o que a gente sabe que muitas vezes não acontece, quando o movimento principal do dia acaba.


Uai Why (R. Irmão José Otão, 576): esse foi uma indicação de amigos e depois percebi que poderia ir todos os dias da vida. São inúmeras opções de pão de queijo, além do tradicional, o que deixa uma indecisão muito grande. Porém o de Milho e queijo colonial foi sensacional. Além disso, eles tem opções doces nos pães de queijo, torta de maça, cookies, cafés e outras bebidas. Inclusive, Leo Stürmer me avisou que o de Paçoca Cremosa é incrível e por isso já deixei na minha lista para retornar lá e experimentar esse.

Para mais conteúdos de culinária, comentários ou receitas,
acompanhe nossa playlist 'Muito que Bom'.

A+
A