No final de janeiro, nos últimos dias de férias do trabalho, passei alguns dias em Porto Alegre, principalmente para assistir duas peças teatrais e algumas sessões de cinema. Mas obviamente, em meio a tudo isso, é necessário buscar lugares para alimentação. E dessa vez a ideia foi ir em locais diferentes, que nunca tinha ido e eram próximos de onde estava, ou retornar a lugares que já fui e gostei muito. Abaixo, segue uma lista de 6 lugares, que valem muito a pena (inclusive, espero repetir todos no futuro):
UM Bar&Cozinha (Av. Mariland, 1388): Começando com um retorno. É um restaurante dentro de uma loja de vinhos e além do cardápio tem um menu semanal com entrada, prato principal e sobremesa. É tudo tão bom, que tive que retornar para confirmar que vale muito a pena. E vale. Inclusive, além das bebidas normais, drinks, cervejas e vinhos, eles tem água da casa (o que ainda é muito incomum aqui em Santa Maria-RS, então sempre me surpreende quando oferecem).
SANDO (Av. Independência, 1211): esse é um restaurante de sanduíches, inspirados nos originais da culinária japonesa. Como era uma novidade para mim, escolhi o Ebi Sando, que é o especial de verão deles. Ele tem pastinha de camarão, camarões grelhados, salada e finalizado com um molho de amendoim. Esse molho de amendoim é simplesmente sensacional! Só de escrever já lembro do sabor e da vontade de pedir novamente.
Salvador (Av. Carlos Gomes, 707): depois de um problema em uma programação (e grosseria de uma gerente de um espaço cultural) tive que fazer algumas adaptações no roteiro e cheguei mais cedo no Bourbon Shopping Carlos Gomes, onde fica o restaurante. De primeira passada fiquei na dúvida se iria ali, mas depois de reler o cardápio, fui convencido por duas opções: casarecce cogumelos e noir de cacau e café. Os dois pratos, sensacionais, principalmente a sobremesa, que ainda não entrou no cardápio oficial, então é bom cuidar o folheto anexo. E já deixo aqui minha torcida, pois é uma das melhores sobremesas que comi nos últimos tempos.
Mima Focacceria (R. Ramiro Barcelos, 1199): eu simplesmente amo Focaccia, ainda mais quando ela é bem feita. Nesse caso, é mais uma opção de sanduíche. Escolhi uma Focaccia perfeita e recheada com almondegas. No dia, ela estava como A Braba no cardápio, mas não encontrei a descrição oficial nas plataformas de venda, talvez seja um sabor do mês ou sazonal, mas foi simplesmente maravilhosa. E vale lembrar que eles tem tamanho pequeno e grande. O pequeno é muito bem servido, dependendo da fome, é o suficiente para uma ou duas pessoas.
Joe & Leo's (Av. Túlio de Rose, 80): é necessário encontrar um buffet que tenha preço legal e boas opções. Nas minhas duas idas ao Cinesystem, integrado ao Loof do Bourbon Shopping Country, conheci esse restaurante que tinha buffet livre, ótimas opções de saladas, pratos quentes e sobremesas. Um dos dias cheguei após as duas da tarde, o buffet estava completo, com tudo quente, o que a gente sabe que muitas vezes não acontece, quando o movimento principal do dia acaba.
Uai Why (R. Irmão José Otão, 576): esse foi uma indicação de amigos e depois percebi que poderia ir todos os dias da vida. São inúmeras opções de pão de queijo, além do tradicional, o que deixa uma indecisão muito grande. Porém o de Milho e queijo colonial foi sensacional. Além disso, eles tem opções doces nos pães de queijo, torta de maça, cookies, cafés e outras bebidas. Inclusive, Leo Stürmer me avisou que o de Paçoca Cremosa é incrível e por isso já deixei na minha lista para retornar lá e experimentar esse.
Para mais conteúdos de culinária, comentários ou receitas,
acompanhe nossa playlist 'Muito que Bom'.
acompanhe nossa playlist 'Muito que Bom'.








