"Enfeitiçadas", de Jessica Spotswood | As Crônicas das Irmãs Bruxas I

Em "Enfeitiçadas" , de Jessica Spotswood (Editora Arqueiro), conhecemos as irmãs Cate , Maura e Tess . As três moram em uma…

Em "Enfeitiçadas", de Jessica Spotswood (Editora Arqueiro), conhecemos as irmãs Cate, Maura e Tess. As três moram em uma grande casa com governanta, auxiliares, cozinheira e de vez em quando com seu pai. Após a morte da mãe das meninas, seu pai dedicou-se fortemente aos estudos e por isso não participa muito da vida das garotas. Cate, como irmã mais velha, assumiu as principais responsabilidades da casa, principalmente o cuidado com as irmãs.

Até aí o enredo parece um romance normal, mas o detalhe mais importante é que as irmãs são bruxas, um dom que foi herdado de sua mãe. Só que no período em que viviam, a Fraternidade comandava todas as ações das pessoas (uma espécie de governo totalitário) considerando bruxas como seres desprezíveis que deveriam ser afastados da sociedade. E é com todo esse medo e apreensão que as três viviam, principalmente Cate, que não queria ficar longe das irmãs.

Só que Cate está prestes a completar 17 anos e isso implica em um grande anúncio: ou ela casará com algum homem da sociedade (e provavelmente do mesmo "nível social") ou será encaminhada para a Irmandade. Com muitas dúvidas sobre o que fazer sobre seu destino, Cate divide-se em 3: ir para a irmandade acompanhada das irmãs, a grande amizade pelo nobre Paul ou a paixão por Finn, o livreiro.

Porém tudo começa a sair um pouco dos trilhos, quando seu pai convoca, direto da Irmandade, Elena. Como não tiveram nenhuma responsável adulta após a morte da mãe, a Irmã é escolhida para ajudar as irmãs a serem inseridas na sociedade, participarem de chás e escolherem belos vestidos. Só que Cate não vai com a cara de Elena desde o inicio, a contrário de Maura, que a transforma em uma "deusa".

A relação de Elena e Cate nunca foi saudável. As duas sempre discutiam de alguma forma e isso sempre causava algum mal estar na casa. Só que depois de algumas pesquisas e dicas que encontrou no diário de sua mãe e com as dicas da mãe de Finn, Cate descobre que a Irmandade é na verdade uma reunião de bruxas que busca destruir a Fraternidade. E o pior de tudo, ela e suas irmãs fazem parte de uma profecia e se elas não estiverem preparadas, o pior pode acontecer.



Quando li a sinopse achei o livro interessante, mas após a leitura fiquei muito animado para ler as continuação. A história é bem desenvolvida e as personagens são convincentes. Muitas vezes é possível montar as cenas visualmente, pois alguns trechos até lembram um roteiro de filme. A única falta que senti foi uma especificação maior dos feitiços. Pode ser que nos outros livros da trilogia, em que provavelmente as irmãs vão estudar mais, eles fiquem mais expostos. Quem ficou interessado, pode encontrar o livro na versão física aqui ou na digitalaqui.
A+
A