'Herdeiro do Império', de Timothy Zhan | Trilogia Thrawn #1

Com o início das filmagens de   Star Wars – Episódio VII , continuação anunciada pela Disney, muitos fãs da saga entraram em surto total.…

Com o início das filmagens de Star Wars – Episódio VII, continuação anunciada pela Disney, muitos fãs da saga entraram em surto total. Star Wars é um marco na cultura pop. Seus fãs estão espalhados  pelo infinito e além (ops, isso é de outro filme!). Enfim, estava lançada a fagulha que alimentará por meses nossa sede por um novo filme.

Nessa onda de saudosismo, recebi da editora ALEPH o livro "Herdeiro do Império", e não consegui parar de ler por um segundo.

Vamos falar um pouco sobre o livro:

Herdeiro do Império (Heir to the Empire) foi escrito por Timothy Zhan, e lançado entre 1991 e 1993. Era a referência oficial à continuação da trilogia original, produzindo um enorme sucesso entre os fãs.

A Trilogia Thrawn se passa depois dos acontecimentos do último episódio do cinema: Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi. Por muito tempo sempre se imaginou essa trilogia como aquela que seria adaptada ao cinema para continuar o épico de George Lucas. Luke, Leia e Solo em mais uma saga espetacular desse grande universo que é Star Wars.

Como se percebe, o livro começa onde os filmes “pararam”, dando início a um universo expandido. Durante a leitura, o reencontro de personagens que já conhecemos dos filmes e algumas descobertas que vão sendo feitas ao longo do livro, com ligações que você faz das cenas dos filmes, torna a leitura nostálgica e arrebatadora, após o primeiro capitulo é certeza: Você não irá mais querer largar o livro.

O "câncer" que sobrou do antigo império tenta se reerguer, agora comandados pelo inteligentíssimo grão-almirante Thrawn a bordo do destróier Quimera. O personagem ganhou meu respeito (mesmo sendo “do lado negro da força”), admiração e confesso um pouquinho de medo, sua mente brilhante o torna um exímio estrategista e um inimigo temível. O perigoso Thrawn ainda busca novos aliados para combater os antigos Rebeldes, encontrando apoio em Joruus C'baoth, um dos últimos Jedis, criado pelo maligno Imperador Palpatine/Sidious quando em vida.

Novos personagens são muito bem incorporados a essa trilogia. A mais notável, sem sombra de dúvidas, é a guerreira Mara Jade, que alimenta um ódio destrutivo por Luke. O motivo desse sentimento é desconhecido e se estende por boa parte da narrativa, cada vez mais você quer descobrir o porquê alguém pode nutrir tanto desprezo por outro ser. Quando é finalmente revelado o motivo, descobre-se toda a importância que ela teve na guerra primordial, quando o Império estava em seu pleno poder.

Com uma narrativa fluida e frenética, as páginas do livro simplesmente voam pelos seus dedos. É quase como ter um filme de Star Wars passando pela sua cabeça, você não consegue piscar, se perde naquele mundo, e tudo que deseja é chegar no fim e descobrir como tudo irá se resolver e todas as peças irão se encaixar.

Com cenas de ação de tirar o folego, tramas intrincadas e personagens com características únicas, sem esquecer dos nossos adorados R2, 3PO e Chewie. Timothy Zahn consegue retratar aquilo que Star Wars é para os fãs do mundo inteiro; um Space Opera de poder inigualável.

Aos leitores, não percam esse livro e...

... “QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS”
A+
A