Rock japonês ao estilo visual kei

Acima a banda Exis†Trace Uma das tendências musicais no Japão é o rock no estilo visual kei (“visual rock”). Há notáveis diferen…
Acima a banda Exis†Trace

Uma das tendências musicais no Japão é o rock no estilo visual kei (“visual rock”). Há notáveis diferenças entre o rock ocidental e o rock japonês deste estilo, observáveis principalmente na ousada mistura de diversas vertentes musicais (punk, hard core, metal...). Não raro usam-se, inclusive, instrumentos da música clássica (violoncelo, órgão, cravo, entre outros), sem contudo perder a harmonia do rock. 

O visual kei, movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980, destaca principalmente a aparência dos músicos e do ambiente. É uma expressão artística presente nas vestimentas ousadas em cores, texturas, costuras e metal. Ainda, são igualmente valorizadas a maquiagem, a pintura das unhas e a exibição de partes do corpo – tais como a barriga e as coxas –, não importando o gênero masculino ou feminino dos artistas.

Em algumas bandas de visual kei, os integrantes masculinos podem se vestir como mulheres, com vestidos e perucas, o que não torna sua sexualidade questionável visto ser uma prática encarada com total profissionalismo e naturalidade.

Ao lado a banda ViViD.

O estilo visual kei prima em tornar o rock um verdadeiro espetáculo, não poupando em iluminação, vídeos temáticos em telões e organização. É comum que as bandas de rock no estilo visual kei produzam um figurino específico para suas principais músicas, lançando tendências diferentes a cada single.
Acima a banda Versailles.

Como sugestão para conhecer um pouco deste estilo musical, assista ao videoclipe de Alice Nine.

A+
A