Reprodução/Divulgação

Rock japonês ao estilo visual kei

Acima a banda Exis†Trace

Uma das tendências musicais no Japão é o rock no estilo visual kei (“visual rock”). Há notáveis diferenças entre o rock ocidental e o rock japonês deste estilo, observáveis principalmente na ousada mistura de diversas vertentes musicais (punk, hard core, metal...). Não raro usam-se, inclusive, instrumentos da música clássica (violoncelo, órgão, cravo, entre outros), sem contudo perder a harmonia do rock. 

O visual kei, movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980, destaca principalmente a aparência dos músicos e do ambiente. É uma expressão artística presente nas vestimentas ousadas em cores, texturas, costuras e metal. Ainda, são igualmente valorizadas a maquiagem, a pintura das unhas e a exibição de partes do corpo – tais como a barriga e as coxas –, não importando o gênero masculino ou feminino dos artistas.

Em algumas bandas de visual kei, os integrantes masculinos podem se vestir como mulheres, com vestidos e perucas, o que não torna sua sexualidade questionável visto ser uma prática encarada com total profissionalismo e naturalidade.

Ao lado a banda ViViD.

O estilo visual kei prima em tornar o rock um verdadeiro espetáculo, não poupando em iluminação, vídeos temáticos em telões e organização. É comum que as bandas de rock no estilo visual kei produzam um figurino específico para suas principais músicas, lançando tendências diferentes a cada single.
Acima a banda Versailles.

Como sugestão para conhecer um pouco deste estilo musical, assista ao videoclipe de Alice Nine.

Rock japonês ao estilo visual kei Rock japonês ao estilo visual kei Reviewed by Francine Porfirio on sexta-feira, julho 26, 2013 Rating: 5
comentários
DISQUS