

Depois do grande público da terceira parte da franquia, era certo que tanto Shia, quanto Michael não voltariam para uma quarta parte da era dos Autobôs, mas após a grande pressão do estúdio, Michael, o diretor dos longas, aceitou retornar na produção do longa, mas dessa vez, seguindo uma nova proposta.
Polêmicas envolviam o passado da produção dos filmes anteriores da franquia. Megan Fox, uma das atrizes principais das duas primeiras partes, deus entrevistas polêmicas comparando Bay com Hitler; sua cabeça foi "pedida" por ninguém mais que Steven Spielberg, um dos produtores do filme. Megan foi rapidamente substituída pela modelo britânica Rosie Huntington na terceira parte, e agora com o quarto filme, todo o elenco original diz adeus, e uma nova base é formada, com o veterano Wahlberg no comando.
Com estreia agendada para 27 de junho, nos EUA, e 17 de julho, no Brasil, seu primeiro teaser foi exibido no famoso comercial do "Super Bowl". Nele vemos os atores em ação, alem da aparição de novos robôs, além daqueles ja conhecidos.