All POP Stuff Entrevista l Suricato

Com instrumentos pouco utilizados no cenário nacional, a Suricato conseguiu chamar a atenção do país e conquistar uma legião de fãs logo…

Com instrumentos pouco utilizados no cenário nacional, a Suricato conseguiu chamar a atenção do país e conquistar uma legião de fãs logo em sua primeira apresentação no Superstar, reality musical da Rede Globo. O programa, responsável por revelar inúmeros talentos, estreou em abril deste ano e deu um "empurrãozinho" para bandas de todo o Brasil. Na última sexta-feira (10), a banda passou por Juiz de Fora e bateu um papo super bacana com o All POP Stuff. Chegou a hora de descobrir um pouco mais sobre o que tem atrás do telão!


All POP Stuff: Como a Suricato surgiu? 
Rodrigo Suricato: Nascemos por meio de expressão artística! Uma necessidade que vai além dos limites da guitarra. Eu nasci guitarrista, mas não nasci compositor. Com a rotina de tocar em bares, eu passei a cantar. Com isso, comecei a levar a composição tão a sério quanto eu levava a prática do meu instrumento. Como eu acompanhava vários artistas na época, eu quis chamar alguns músicos que tocavam com eles para criarmos um núcleo criativo, uma espécie de organismo vivo que busca revolução!

E qual é a origem desse nome?
Existe um seriado interessantíssimo chamado “No Reino dos Suricatos”, que é uma espécie de Big Brother dos bichos! Eles são animais que colaboram muito em diversas atividades. Todos ficam de sentinela e colocam a mão na massa. Um autêntico suricato é aquele que desempenha todas as funções. É assim que a gente funciona!

O que você pode dizer sobre as influências da banda? 
É tanta coisa que fica difícil definir! Nós sempre escutamos muita música. Como é algo que a gente ama, pesquisamos muito sobre isso. Essencialmente, posso falar que o classic rock, o blues, o country e até mesmo o folk nos inspiram.

Como você descreve o Superstar? 
O Superstar é um divisor de águas na TV brasileira. Ele chegou num momento em que a gente estava precisando muito de um programa que fosse capaz de revelar artistas que sabem o que esperar da vida e da carreira! Diversas bandas foram reveladas no programa, todas elas com uma identidade artística bem definida. É um pilar fundamental para a renovação da música brasileira!


A atual música de trabalho de vocês, “Trem”, possui raízes folk e instrumentos pouco utilizados no cenário nacional. Vocês se consideram precursores de algum movimento? 
Não é uma pretensão, nem uma espécie de briefing. É uma pesquisa pessoal mesmo! É muito bom poder trazer alguns desses instrumentos para a música pop. O brasileiro gosta muito de misturar as coisas. Eu costumo dizer que a gente é o povo mais “strogonoff com feijão” e “siri com toddy” do mundo. A Suricato também adora essa mistura!



Quais são os próximos passos da banda?
Nosso novo álbum se chama "Sol-te" e chega às lojas ainda neste mês. Preparamos muita coisa bacana, tudo com a cara da Suricato!

Se pudessem escolher apenas um artista para "subir o telão", quem seria? 
Tem uma cantora do Rio de Janeiro, que é muito querida e muito talentosa, chamada Lia Sabugosa. Se estivéssemos com o poder do botão, certamente levantaríamos esse telão pra ela!
A+
A