'Quem é você Alasca?', de John Green

"Quem é você Alasca?" foi o primeiro livro escrito por John Green , em 2005. De todos que já li dele é o meu favorito e até po…

"Quem é você Alasca?" foi o primeiro livro escrito por John Green, em 2005. De todos que já li dele é o meu favorito e até por isso que estou fazendo essa resenha baseada na nova edição, lançada pela Editora Intrínseca.

Logo no início conhecemos Miles, um garoto que está saindo de casa e da mesmice de sua cidade para ingressar na Escola Culver Creek, que é um internato para meninos e meninas. Ele é um garoto um pouco diferente dos outros. Sua atividade favorita era ler biografias e decorar as últimas palavras dessas pessoas.

Ao chegar na nova escola o garoto tem que lidar com a preocupação dos pais sobre como será sua vida a partir de agora e claro, descobrir quem será seu colega de quarto. Chip, chega no quarto um pouco mais tarde que o esperado por Miles e logo mostra que ele sabe muito sobre a escola e principalmente a divisão social dos alunos. O garoto também ensina sua primeira "lição": ele deve ser chamado de Coronel. E para sua surpresa, Miles já ganha um apelido: Bujão.

Nesses primeiros dias, Bujão vai conhecendo a escola, professores, o refeitório (e seu estranho cardápio), e claro, a personalidade de cada um de seus colegas. Porém quem realmente chama sua atenção é Alasca. Ela é diferente de todas as garotas que já conheceu, pois não tinha medo de correr riscos e principalmente enfrentar as pessoas.

Bujão percebe que com ela pode aprender muitas coisas e quem sabe terá alguma oportunidade amorosa, já que ela virou a garota dos seus sonhos. O que ele não esperava era que ela guardasse tantos segredos e que isso poderia mudar totalmente a percepção de vida de todos.

Dividido em duas partes (antes e depois), o livro traz sentimentos diversos para o leitor. Desde de cenas muitas engraçadas, de aventura e algumas tristes (como já esperado em grande parte dos livros do autor). Apesar da carga emocional de "A Culpa é das Estrelas", considero a narrativa de "Quem é você Alasca?" muito mais emocionante.

Considerando a nova edição da Intrínseca, o livro traz a capa da versão original e uma nova tradução seguindo o mesmo padrão dos outros livros. E mesmo sendo mais coloquial, não senti nenhum problema ao perceber termos mais simples, comparando a primeira tradução que li a mais de 3 anos. E além disso, temos no fim um guia de leitura com respostas do John Green. Achei um ótimo complemento para a leitura e também para conhecer um pouco mais do autor.

A+
A