'A Última Dança de Chaplin', de Fabio Stassi

'A Última Dança de Chaplin' , é um romance do italiano Fabio Stassi , lançado originalmente em 2012 e chegando ao Brasil em 201…

'A Última Dança de Chaplin', é um romance do italiano Fabio Stassi, lançado originalmente em 2012 e chegando ao Brasil em 2015 pela Editora Intrínseca. A história é uma ficção baseada na vida de Charles Chaplin, um dos grandes mestres do cinema mundial.

Na noite de 24 de dezembro de 1971, Chaplin está em sua casa quando recebe a visita da Morte. Isso mesmo. Porém, o planejamento dela muda ao ver o ator e oferece a ele mais uma chance de sobreviver. Chaplin precisa fazer a morte rir. Com isso, cada vez que conquista seu sorriso, ele vive por mais um ano. A partir desse momento ele decide que vai tentar sobreviver o máximo que pode e começa a escrever cartas para seu filho mais novo, Christopher.

Durante o enredo conhecemos vários momentos da vida de Chaplin, desde a época do circo, teatro, cinema e trabalhos mais formais, como em uma gráfica. Ele mostrava que gostava de buscar novas oportunidades de aprendizado e isso fazia que ele mudasse de opinião, deixando empregos e cidades muito rápido.

A forma que Stassi apresentou Charles trouxe uma sobrevida a história dele. Muitas vezes seus textos são poéticos e trazem uma linguagem cinematográfica, em que podemos imaginar que aqueles acontecimentos foram reais. Até porque, para quem não tem conhecimento total de biografias do Chaplin, não sabe ao certo se tudo aquilo que foi apresentado foi real. Isso é algo que o autor deixa bem claro: nem tudo o que está descrito aconteceu, porém ele buscou as melhores referências em biografias que lê desde muito jovem.

No geral, 'A Última Dança de Chaplin' é uma ótima opção para os fãs de cinema e com certeza faz com que o leitor tenha vontade de buscar muitos dos filmes dirigidos e atuados que foram apresentados no livro. Eu já selecionei alguns e pretendo assisti-los assim que puder.

Para finalizar, a Editora Intrínseca está de parabéns por trazer uma obra que poucos conheciam e ainda com uma capa incrível (confira outras capas)! Com certeza, resume os principais momentos do livro.
A+
A