'Três coisas sobre você', de Julie Buxbaum

Imagine a premissa, sua mãe faleceu, seu pai encontrou uma nova esposa, vocês se mudam para a Califórnia e você passa a frequentar uma …

Imagine a premissa, sua mãe faleceu, seu pai encontrou uma nova esposa, vocês se mudam para a Califórnia e você passa a frequentar uma nova escola. Eis que recebe um e-mail de alguém com nome anônimo que se chama, "alguém ninguém". A pessoa deseja oferecer seus conhecimentos a respeito da escola, ser seu guia espiritual virtual. Ajudá-la a se situar. Esquisito não? Essa é a premissa.

'Três coisas sobre você', de Julie Buxbaum, foi a grande aposta do mês de junho da Editora Arqueiro. Com o livro, lançaram uma ação que funciona da seguinte forma: se você não gostar ou amar o livro eles garantiriam seu dinheiro de volta. Quando você vê uma editora apostando em um livro você fica de orelha em pé, precisava ler e conferir se era isso mesmo.

Eu ficaria assustada e curiosa sobre essa pessoa misteriosa. Logo de início tentei descobrir alguma dica e me perguntando “Quem seria essa pessoa?”. O que chamou minha atenção para o enredo foi isso, enviar e receber e-mails misteriosos com dicas. Não costumo ler livros que além da narrativa contenham e-mails.

No primeiro capítulo Jessie A. Holmes recebe o primeiro e-mail, a pessoa que envia os e-mails, chamemos de "ele" (mas pode ser ela, fica a dúvida) é divertido(a), espontâneo(a) na forma como se expressa, o que não deixa a escrita cansativa e, faz aguçar o seu lado detetive. Podemos dizer que Jessie é corajosa, respondeu aos e-mails com o mesmo tom espirituoso, despreocupada. Ela demonstra despreocupação com os novos colegas, mas na realidade sente-se esquisita, fraca e confusa. A perda da mãe foi algo muito intenso que ainda procura superar. E agora terá que enfrentar o primeiro ano do ensino médio em uma nova escola, Wood Valley.

Durante os capítulos anotei os nomes de possíveis “alguém ninguém”. Vocês não imaginam como foi difícil me segurar e não ler a última página (não façam) só que consegui me manter firme. Diverti-me com a narrativa da Jessie, as situações que passou no primeiro dia de aula. Ela faz piadas consigo com um jeito dramático, o que deixou a leitura fluída e descontraída.

Algumas coisas são mais difíceis de serem ditas do que outras, não importa quanto sejam verdadeiras.

Se você for dessas pessoas que pegam as pistas rapidamente antes da metade do livro descobrirá facilmente quem é “alguém ninguém”. Não me causou surpresa à revelação, isso não diminuiu o prazer pela leitura, só que eu esperava certa dificuldade nessa revelação, com o mistério. Talvez não tenha sido a intenção da Julie Buxbaum. Quando vi já tinha descoberto quem era alguém ninguém, pelas pistas, situações que uniam as conversas a realidade de Jessie.

Alguém ninguém não é só um guia de colégio, se tornará um amigo, um confidente. As dicas não só a ajudarão na escola, mas para encontrar um novo rumo na sua vida. Superar os medos, a perda da mãe, receios, se adaptar as mudanças. Até mesmo para conseguir novos amigos.

'Três coisas sobre você' aborda o crescimento pessoal, superar perdas e aprender aceitar coisas novas. Julie traz questões típicas de adolescentes como virgindade, independência, relacionamentos e bullying. Pela primeira vez chorei com o bullying sofrido pela Jessie. A incapacidade de fazer algo a respeito. 

A escrita se dá em primeira pessoa, nos dando certa proximidade e intimidade com a protagonista. É uma obra realmente leve, despretensiosa, sarcástica e irônica. Um bom Young adult. Terminei a leitura com vontade de provar waffles. Nunca comi, será uma das metas na vida.  Já ia me esquecendo, eu não devolveria o livro, foi uma leitura ótima. Eu gostei. 
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A