'O diário de Anne Frank', de Annelies Marie Frank

Acredito que em algum momento, todo mundo já ouviu falar sobre o livro 'O diário de Anne Frank' . Este livro é um importante re…

Acredito que em algum momento, todo mundo já ouviu falar sobre o livro 'O diário de Anne Frank'. Este livro é um importante relato histórico da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde uma menina de 13 anos, após ouvir no rádio que relatos sobre esse período seriam valorizados, decide escrever sobre sua nova rotina, a relação entre os moradores do esconderijo e sobre seus sentimentos, frustrações, aflições, medos, pequenas alegrias, planos e esperança em um amanhã melhor.

Entre 12 de junho de 1942 e 1º de agosto de 1944, Anne nos conduz pelo dia a dia das famílias Frank, van Daan e Dussel e acompanhamos como a vida dessas 8 pessoas mudaram drasticamente do dia para a noite. Através de seus relatos, percebemos como pode ser difícil a convivência entre pessoas com pensamentos e opiniões diferentes, em como a falta de liberdade afeta cada um de um modo e como é necessário aprender a conviver e aceitar essas diferenças por um propósito muito maior: saírem ilesos ao final da guerra. 

Conhecemos por essas páginas o ponto de vista de alguém que foi diretamente afetado pelos nazistas, que teve sua juventude e inocência roubada, que precisou amadurecer muito rápido e enxergar o mundo de outra maneira. O livro como relato histórico é muito importante para que possamos compreender um pouco o que muitas pessoas passaram, em como foram castigados e considerados uma "raça" a ser exterminada. 

Sinceramente não curto narrativas em formato de diário. Em alguns momentos tinha vontade de bater em Anne, mas lembrava que ela tinha 13 anos quando começou a escrever seu diário, que todo adolescente é um pouco egocêntrico, egoísta e mesquinho, mas felizmente ela amadurece e revê seus conceitos e opiniões. 

É interessante como, mesmo sabendo o desfecho final, ficamos torcendo para que tudo acabe bem. Resumindo, é um livro interessante, importante e todos deveriam ler em algum momento.

Compre 'O diário de Anne Frank' 
Pocket: Saraiva | Amazon
Capa Dura: Saraiva | Amazon
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A