Aos 60 anos, 'Troféu Imprensa' mostra desgaste e precisa ser reformulado

Não é a primeira vez que comento por aqui que o  'Troféu Imprensa' precisa de uma reformulação. E nesse domingo, "batalhan…
Silvio Santos_Troféu Imprensa_Foto Lourival Ribeiro_SBT
Não é a primeira vez que comento por aqui que o 'Troféu Imprensa' precisa de uma reformulação. E nesse domingo, "batalhando" com a premiação do Oscar 2018, percebi que ela precisa ser repensada urgentemente.

Muito antes de alguém pensar nos indicados, vencedores ou até mesmo jurados, o grande problema é seu formato, que já está ultrapassado, lento e totalmente imparcial. Em uma bancada com 10 jornalistas, apenas 4 ou 5 votam em cada categoria, que tem somente 3 indicados, pois esses foram os mais votados do 'Troféu Internet'. E falando nele, esse também merece uma reformulação, ainda mais com o SBT sendo uma das emissoras brasileiras com maior destaque no YouTube e redes sociais.

Silvio Santos continua com seus comentários como "seu vestido é muito caro", "a apresentadora tal custa muito caro para o SBT, não posso aumentar seu salário", "dois filhos é muito pouco". Sem contar os jurados que muitas vezes vão lá pedir uma vaga na programação ou até tentar se reconciliar com artistas que brigaram no meio do palco.

Jurados Jornalistas do Troféu Imprensa_Foto Lourival Ribeiro_SBT

Não dá para esquecer que o 'Troféu Imprensa' envolve quase todas as emissoras de TV aberta, porém a maioria delas não libera seus artistas e apresentadores para receber os prêmios. Esse ano tivemos Sérgio Chapelin, do Globo Repórter, que foi buscar suas estátuas correspondentes aos anos de 1987, 1988, 1998 e 2002. E como sempre, a visita de alguém da Globo vira uma grande festa na emissora que não consegue "fingir costume" e continua aceitando esse desrespeito da "emissora irmã".

O público do SBT pode estar acostumado a assistir a premiação assim, mas será que não está hora de buscar um novo formato, criar categorias novas, ampliar o número de indicados, retirar os jurados do palco e fazer uma premiação/show de verdade?

Obviamente o foco não poderia ser só na TV aberta, afinal, falando em dramaturgia, a Globo ainda seria a maior dentro desse aspecto e ficaria com a maior parte das indicações. Porém temos um universo de programas, séries, realitys na TV fechada, e o crescimento do cinema nacional, que ajudariam a compor e diversificar essas categorias, proporcionando não só uma maior comoção nas categorias artísticas e jornalísticas, como em produtoras externas, que fariam de tudo para ver seu trabalho premiado.

Talvez essa mudança já esteja nos planos, mas é possível que o dono do SBT não goste da ideia de perder seu poder em frente a uma premiação que apresenta desde 1970. O que precisa ser lembrado é que a TV brasileira evoluiu (não tanto como poderia) e o 'Troféu Imprensa' não acompanha mais seus passos.

Na sequência, a lista completa de vencedores da edição 2018:

TROFÉU IMPRENSA
Cantora: Marília Mendonça
Cantor: Luan Santana
Programa Infantil: Bom Dia e Cia.
Programa Humorístico: A Praça é Nossa
Programa de Auditório: Programa Silvio Santos
Novela: A Força do Querer
Programa de Entrevista: The Noite com Danilo Gentili
Ator: Marco Pigossi
Atriz: Juliana Paes
Programa Jornalístico: Conexão Repórter
Dupla Sertaneja: Simone & Simaria
Animador ou Apresentador de TV: Silvio Santos
Animadora ou Apresentadora de TV: Patricia Abravanel
Jornal de TV: Jornal Nacional
Programa de TV: Lady Night

TROFÉU INTERNET
Cantora: Ivete Sangalo
Cantor: Luan Santana
Programa Infantil: Bom Dia e Cia.
Programa Humorístico: A Praça é Nossa
Programa de Auditório: Programa Silvio Santos
Novela: A Força do Querer
Programa de Entrevista: Programa do Porchat
Ator: Rodrigo Lombardi
Atriz: Juliana Paes
Programa Jornalístico: Fantástico
Dupla Sertaneja: Simone & Simaria
Animador ou Apresentador de TV: Silvio Santos
Animadora ou Apresentadora de TV: Eliana
Jornal de TV: Jornal Nacional
Programa de TV: Lady Night
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A