'Guava Island' é uma narrativa de sonhos, opressão, música e liberdade

Publicado originalmente no Diário de Santa Maria. Com exclusividade para a Amazon Prime Video , 'Guava Island' é um media m…


Com exclusividade para a Amazon Prime Video, 'Guava Island' é um media metragem, de 55 minutos, estrelado por Donald Glover (em seu projeto Childish Gambino) e Rihanna. Nele acompanhamos uma história de amor, opressão e liberdade. E quando se fala em amor, não é só na questão de relacionamentos amorosos, mas também o amor pelo local que você vive e a liberdade necessária para o crescimento de seu povo.

Gravado em Cuba, o filme traz um visual "analógico", com corte de imagem quadrado e uma granulação que combina com a paisagem, a dramaticidade e dá destaque para o azul, que é uma cor muito importante para a ilha e sua história. Apesar disso, a introdução traz uma animação muito bonita, que conta, na voz de Rihanna, a história de uma ilha caribenha (e também do casal principal) como se fosse uma lenda antiga.

Kofi (Rihanna) e Deni (Glover) se conheceram na infância e ele tinha o sonho de apresentar sua música para o mundo, principalmente por perceber que a ilha de Guava ficava muito presa ao domínio da empresa Red, que coordenava a vida de todos os trabalhadores e ainda os impedia de ter momentos de alegria e diversão.


Deni não deixou esse desejo de lado na vida adulta e apresentava suas músicas, mesmo que adaptadas, na rádio da Red. Porém ele viu sua vida ameaçada quando seu chefe ordenou que o festival de música, que estava organizando para a noite de sábado, fosse cancelado. Afinal, se as pessoas se divertissem no sábado à noite, ninguém trabalharia no domingo. A partir disso que o filme apresenta seus momentos mais tensos. Porém, a intensidade disso ocasiona a liberdade tão esperada por Deni, finalizada incrivelmente com Kofi em uma procissão.

Vale lembrar que uma das inspirações da fotografia e formação da história foi 'Cidade de Deus' (2002). É inevitável perceber como certos cortes e até ações de personagens lembram muito o filme brasileiro.


E claro, para a parte musical também percebemos inspirações em 'Purple Rain' (1984), do Prince, além dos mais atuais, como 'Lemonade', da Beyoncé, e 'Dirty Computer', da Janelle Monáe. Inclusive, músicas do projeto musical Childish Gambino (que fez seu último show na sexta, 12/04, durante o Coachella), estão presentes no filme, como 'This is America', 'Summertime Magic', 'Feels Like Summertime' e 'Saturday'. E só mais um detalhe: tá liberado copiar as dancinhas do Deni? Donald foi sensacional!

Sem dúvidas esse é um filme imperdível, que traz uma direção impecável de Hiro Murai, parceiro de Donald Glover na premiada série 'Atlanta', e também pela história, seus contextos sociais e políticos que são extremamente atuais e necessários em nossa sociedade.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A