A difícil arte de lidar com o ego alheio

"Só porque o outro não te chama, não quer dizer que você não pode chamar."
Fazia tempo que não sentia tanta agonia em ver pessoas tão próximas presas ao próprio ego. Só sua opinião importa. Só sua versão da história que existe. E um pequeno comentário (ou opinião pessoal) vira uma fofoca desnecessária que atrapalha os relacionamentos e pode ser o ponto inicial de uma briga. Mas até que ponto vale a pena ficar discutindo? E até que ponto você deve levar uma discussão de dois para um grupo de pessoas e envolver todos?

Cada vez mais percebo as pessoas se afastando e deixando de lado relações pelo simples medo de sentar e conversar cara a cara. As poucas vezes que isso acontece, é quase um tempo perdido, pois simplesmente as pessoas não conseguem desenvolver uma discussão. Afinal "nunca é o momento certo" ou "pode ser em um lugar mais reservado". Só que esse momento nunca chega e a insatisfação continua.

Isso vai do real ao virtual. Os grupos de mensagens cada vez mais criam essas situações. Sinceramente, é uma forma de conversa que cada vez mais tento evitar. Chamo no privado, mesmo que precise repetir a mesma informação algumas vezes. Afinal uma amizade não é um grupo, é a forma como você constrói a relação individualmente com cada pessoa que convive. Ou melhor, como decide ceder um espaço para conviver.

Muitas vezes tento levar o pensamento de "sou independente e não me afeto com os problemas dos outros" para o dia a dia. Isso pode ser uma parte ruim do meu ego. Mas chega um ponto que não consigo mais ficar convivendo com o medo de ser um pouco mais rigoroso (ou extremo) ao expressar uma opinião, ou até de me envolver em uma briga alheia. E isso me dói, porque não é da minha naturalidade agir assim. Não é normal pra mim conviver em ambientes que preciso escolher uma única amizade, um único lado.

Só porque o outro não te chama, não quer dizer que você não pode chamar. Amizade não é só um lado da moeda. É saber escutar, aprender, desculpar e muitas vezes dar espaço para discussões e afastamentos. Amizade não é estar presente ou concordar a todo momento. É saber respeitar esse espaço, entender as mudanças de cada um e perceber que você nunca será igual.

Também é entender os privilégios de cada um, como a situação financeira, as oportunidades de trabalho, dificuldades do passado ou até mesmo dos relacionamentos familiares. Ninguém vai ser igual e cada um vai carregar uma dor ou emoção em diferentes intensidades.

É provável que esse texto não atinja seu ego, ou simplesmente passe batido, e até que você não concorde. Mas precisamos pensar na amizade além dos momentos felizes e das selfies sorrindo. Uma amizade não pode sugar sua energia, muito menos te deixar triste e não ter paciência de discutir um problema. Você só precisa entender as vivências do outro e perceber que todo mundo precisa de um tempo. 
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A