As novidades do Disney+ e o fan service do Disney Channel

No último final de semana aconteceu a D23 , o famoso evento que conta novidades da Walt Disney Company . Ou seja, todos os departamentos…
No último final de semana aconteceu a D23, o famoso evento que conta novidades da Walt Disney Company. Ou seja, todos os departamentos da empresa são envolvidos: TV, cinema, produtos, parques e claro, a grande novidade, e talvez a mais esperada, o Disney+, serviço de streaming que será lançado no final do ano no hemisfério norte.

Entre inúmeros anúncios para a plataforma vimos que grandes franquias foram contempladas, como Star Wars, Universo Marvel (que cada vez fica mais amplo e favorável a toda a criação da empresa), remakes de filmes clássicos em versão live-action, como 'A Dama e o Vagabundo', filmes inéditos e também alguns reboots do Disney Channel, como 'Lizzie McGuire' e 'High School Musical'.


Já tinha visto alguns comentários no Twitter sobre a "necessidade de alguns desses lançamentos" e hoje um vídeo, com um conteúdo um tanto quanto duvidoso do canal Milkshake (incluindo informações básicas erradas e até o nome errado de 'Lizzie McGuire' no título do vídeo), me levou a pensar: alimentar o fan service ainda vale a pena?

A resposta é rápida: SIM!

Mesmo que você queira dizer que não, que precisamos de novidades (e não discordo nem um pouco disso), é óbvio que as empresas visam o lucro, ainda mais a Disney, que agregou inúmeras empresas e produtos ao seu catálogo nos últimos tempos. Em seus mais de 90 anos de experiência, eles já entenderam que a memória e a nostalgia, relacionados a bons personagens e histórias, vende.

O exemplo mais claro disso é a nova versão de 'O Rei Leão', que, mesmo não chegando aos pés do clássico animado que emocionou algumas gerações, é só mais um grande sucesso de bilheteria, com bilhões de dólares envolvidos. E isso só nos cinemas. A conta não inclui os produtos licenciados.

Saindo do universo dos heróis, da galáxia perdida e clássicos da animação, os produtos criados no Disney Channel mostraram-se uma grande forma de gerar lucro para a empresa nos últimos 15 anos. Com uma produção mais rápida e barata e um alcance muito prolongado, ainda mais com a possibilidade das reprises e streamings, os filmes e séries tornaram-se os grandes fenômenos da Tv americana, possibilitando a criação de um espaço de produção de originais em outros núcleos, como aqui na América Latina, com suas novelas e séries.

A escolha do Disney+ em trazer 'High School Musical', como um falso documentário sobre a construção de um musical baseado nos filmes, e o retorno de 'Lizzie McGuire', uma de suas personagens mais importantes, só mostram que, mesmo depois de anos, são produtos ainda muito relevantes para seu público e principalmente para as vendas. Sem contar que eles trazem a essência de seus originais, como a música em 'High School Musical: The Musical: The Series', e a mistura da vida real e da opinião de uma versão cartunesca em Lizzie.


Isso, mesmo que pareça um assunto do passado para um grande público, parece agradar muito os fãs e principalmente a cúpula da empresa, que nunca negou idolatrar seus clássicos e principalmente suas maiores fontes de renda. Não fique surpreso se em pouco tempo 'Hannah Montana', 'Cheetah Girls', 'Camp Rock', 'Boa Sorte Charlie' e muitos outros filmes ou séries do Disney Channel (ou outras emissoras associadas) ganhem uma nova vida na plataforma.
Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A