Anna busca seu verdadeiro lar em 'Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa'

Com distribuição da distribuição da A2 Filmes, o filme está nos cinemas


Quando tive o primeiro contato com as imagens do filme 'Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa', jurei que acompanharia um filme triste. Porém a surpresa é que esse drama familiar é muito leve e ajuda a contar a história de uma família judaica, que está fugindo do nazismo na Alemanha.

O filme é inspirado na biografia de Judith Kerr, uma escritora e ilustradora infantil, falecida em 2019. Aqui no Brasil, o livro ainda não foi lançado por nenhuma editora (na Amazon é possível encontrar a versão importada de Portugal).

Contado sob a perspectiva de Anna Kemper, a filha mais nova da família, ela mostra como convivia em Berlim com seus amigos, irmão, pais e sua querida babá Heimpi. E consequentemente começa a perceber o medo dos pais com as ameaças nazistas, afinal seu pai, Arthur, é um crítico de jornal que começa a ser perseguido. Com medo das ameaças, ele se muda para a Suíça e logo ela sua mãe e irmão precisam dar adeus a Alemanha. 

Essa primeira mudança é a que mais afeta Anna, que sofre com um resfriado, também sente saudades de Heimpi e de seu coelho cor-de-rosa de pelúcia, que não a acompanhou na viagem. Na nova cidade e com uma nova língua para aprender, ela se vê perdida entre os inúmeros costumes e as divisões de espaços entre meninos e meninas na escola.

Mas a jornada de Anna não acaba ali. Logo após firmar algumas amizades, ela descobre que sua mãe migrou para Paris, e lá prepara o apartamento que vão morar. Em um espaço limitado e com pouco dinheiro para comida, ela e seu irmão, Max, começam a descobrir formas de se divertir com pouco, e até de como economizar nas compras. Obviamente, a falta de compreensão no francês também não ajudou muito de início, mas eles se tornam os melhores de suas salas de aula em pouco tempo.

Chegando próximo ao fim do filme, Anna e sua família preparam uma nova mudança, afinal seu pai conseguiu vender uma história sobre Napoleão. Dessa vez eles vão para Londres e Anna ainda fica na dúvida se lá encontrará seu verdadeiro lar.

A direção de Caroline Link, que também divide roteiro com Anna Brüggemann, mostra um momento difícil da história, mas com a serenidade e um pouco das incertezas de uma criança. Anna é uma parte importante da família, ao mostrar que está sempre disposta a aprender e buscas novos objetivos. No fim, o "coelho cor-de-rosa" do título é um grande pretexto para mostrar como a despedida da Alemanha marcou um fim da primeira infância de Anna. Sem dúvidas um filme que surpreendeu e certamente vou rever em algum momento. 

'Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa' é uma distribuição da A2 Filmes, está nos cinemas brasileiros desde 10 de dezembro de 2020 e em breve nas plataformas digitais. Confira o trailer:

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A