#tbtAPS | 'A Rede Social' apresenta a vida de um jovem imaturo e rancoroso

Relembramos o filme, 10 anos depois


Hoje o All POP Stuff vem com uma novidade! É a coluna #tbtAPS, que vai relembrar filmes, músicas, séries e livros da cultura pop dos anos 2000 e 2010. E se você nos segue no Instagram já sabe que quem decide é você (se você não segue vai lá fazer isso agora)!

Essa semana colocamos em votação dois filmes, escolhidos especialmente por terem sido lançados no mês de estreia do APS (dezembro de 2010): 'Tron - o Legado' e 'A Rede Social'. E o vencedor foi 'A Rede Social', com 60% dos votos. 

Confesso que fiquei feliz pela escolha, pois não tinha visto esse longa ainda; já Tron eu vi e dormi no meio, mas isso é uma outra história. 

Eu me lembro bem de dezembro de 2010, era o fim do meu primeiro ano na faculdade, e no amigo secreto do estágio umas quatro pessoas ganharam o livro que originou o filme 'A Rede Social'. Eu não fui uma delas, acabei ganhando outro livro, do Harlan Coben, que me fez viciar nas obras do autor. Então, obrigada a quem me tirou e não me presenteou com o óbvio. 

Naquela época o Facebook estava estourado aqui no Brasil, e só se falava nisso. Eu fiquei com vontade de ver o filme na época, mas eu tinha a mania de só conferir o filme depois de ler o livro (com qualquer obra), e acabei nunca fazendo nenhum dos dois. 

Após 10 anos eu finalmente vi o filme e tenho uma opinião formada. Assim como muitas pessoas, eu adoro histórias baseadas em fatos reais, e sempre me pergunto "o quanto disso é real?". Com certeza nos filmes eles adicionam um drama a mais, mas não dá para negar que Mark Zuckerberg é um grande escroto, pra dizer o mínimo. 

O filme começa com uma cena onde uma garota termina o namoro com ele, e você já percebe como ele é um babaca. Mas ok, você dá o benefício da dúvida, afinal, jovem imaturo. Mas todas as atitudes dele ao longo da história, com as mulheres e com os "amigos", são repreensíveis. É o clássico caso em que você se pergunta "como esse cara conseguiu tudo que tem?", e vem uma sensação de injustiça. 

Me lembro de quando ele não conseguiu comprar o Snapchat, então lançou os stories e colocou no Instagram, Facebook e algumas concorrentes, como o Twitter e Youtube, também aderiram ao formato. A piada na época era "que rancoroso, agora está colocando a ferramenta em todas suas redes", mas vendo o filme tudo faz sentido. 

A respeito do longa em si, eu achei a primeira meia hora super cansativa, é muito arrastada. Depois a história melhora, mas pega embalo mesmo já para o final. A minha grata surpresa foi a participação do Justin Timberlake, achei sensacional a atuação dele. O Jesse Eisenberg também está muito bem como protagonista, achei que deu o tom certo de babaca e você até pega um ranço dele (mas eu gosto bastante dele como ator, já passou).

Apesar de tudo, é um filme interessante para quem gosta de histórias baseadas em fatos reais. Em dez anos o mundo mudou muito, e o Facebook também. Seria bacana fazer uma continuação, apesar de achar que hoje em dia o Mark nunca permitiria isso, principalmente com tantas denúncias de fake news, e projetos como documentário 'O Dilema Das Redes' (disponível na Netflix), que contribuíram com as massivas críticas à rede social. Outro ponto é que hoje em dia nós questionamos mais se as redes sociais nos aproximam ou distanciam. O debate é grande, então fica a reflexão. 

'A Rede Social' está disponível para aluguel na HBO Go, Microsoft, Google Play Filmes e no Youtube.

O que você achou da nova coluna do All POP Stuff? Conta pra gente lá no Instagram, e se tiver alguma sugestão de conteúdo pra próxima edição, ela é muito bem vinda!

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A