'Berlin Alexanderplatz' traz uma nova visão para um clássico da literatura alemã

Distribuído pela A2 Filmes, Burhan Qurbani assume direção e roteiro


Inspirado no clássico livro de Alfred Döblin, 'Berlin Alexanderplatz' chegou aos cinemas e plataformas digitais em uma versão atualizada, com distribuição da A2 Filmes. Com direção e roteiro de Burhan Qurbani (Nós Somos Jovens. Nós Somos Fortes), a história traz a história de Francis, um refugiado da África Ocidental.

Inicialmente, o filme pode assustar com seu tempo total de 3 horas, mas confesso que a experiência foi muito boa. A história dividida em capítulos, ajuda a construir e organizar a narrativa, tanto para o público, como para os personagens.

Francis (Welket Bungué) é um trabalhador, que vive as dificuldades de ser um refugiado na Europa. Sem permissão oficial para trabalhar, ele se vê envolvido em momentos de dificuldades e fuga, principalmente quando percebe que sua vida pode melhorar.

O protagonista expõe seus medos na tela. E quase todos esses medos vem acompanhados de dificuldades, principalmente quando ele faz amizade com Reinhold (Albrecht Schuch). Os dois dividem um apartamento e Francis topa ser colega dele em diversos crimes. Sem contar nos relacionamentos amorosos, que muitas vezes Francis era "convidado" a terminar as situações. 

Porém Francis se vê preso a Reinhold, principalmente quando ele começa a se apaixonar. Reinhold é extremamente controlador, e quer demonstrar uma posse sobre as atitudes e relacionamentos de Francis. Mas o amor de Francis por Mieze (Jella Haase), impede que Reinhold se aproxime com tanta rapidez. Mas não se engane, ele não vai aceitar essa situação.


Na história, percebemos uma mistura de sentimentos entre a felicidade e a raiva, principalmente de Reinhold, que não aceita que as realizações alheias atrapalhem seus planos. As mudanças de pensamento sobre a vida, trouxeram a Francis outras perspectivas, que não agradaram nada seu colega de quarto e que não impediram que ele cometesse mais crimes para demonstrar sua "superioridade".

Sem dúvidas, esse filme fala muito da importância da classe trabalhadora de refugiados e como a falta de acolhimento e empatia podem influenciar no futuro. Como falei anteriormente, a história é dividida em capítulos, mas tenha certeza que você vai querer ver tudo na sequência.

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A