Em quatro contos, 'O Auto da Boa Mentira' relembra as boas histórias de Ariano Suassuna

Filme em formato de contos é inspirado nas falas do poeta paraibano


Até que ponto você está acostumado a mentir? Ou melhor, você consegue mentir com frequência? Na produção da nacional, 'O Auto da Boa Mentira', que chega aos cinemas (que estiverem em funcionamento) em 29 de abril, somos apresentados a quatro histórias do poeta paraibano, radicado no Recife, Ariano Suassuna.

Com direção de José Eduardo Belmonte ('Carcereiros: O Filme', 'Entre Idas e Vindas') e roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, o filme é dividido em quatro contos, com personagens e histórias totalmente independentes. Eles são 'Fama', 'Vidente', 'Furão' e 'Disney', todos com mentira na temática principal.

Em 'Fama' somos apresentados a um subgerente de RH, Helder (Leandro Hassum), que começa a ser confundido com um famoso humorista. Ele vê que a atenção que está recebendo pode ser uma oportunidade para se beneficiar entre um público de um evento de negócios. Mas isso muda até ele conhecer Caetana (Nanda Costa), e descobrir que pode estar ameaçado pelo passado do humorista que finge ser.

Já em 'Vidente', Fabiano (Renato Góes) é muito curioso com sua história familiar, principalmente quando envolve seu falecido pai. Sua mãe (Cássia Kis), guarda muitos mistérios e ele relembra de situações do passado, principalmente envolvendo o famoso palhaço Romeu, de um circo popular que passa por sua cidade.

'Furão' apresenta a história de Pierce (Chris Mason), um britânico que é guia turístico no Rio de Janeiro. Uma de suas características é mentir em muitas situações, até que percebe que sua ela pode atrapalhar a relação com Zeca (Sérjão Loroza), dono de um popular bar entre estrangeiros.

Para finalizar, conferimos em 'Disney' a vida de Lorena (Cacá Ottoni), uma estagiária que quer crescer em seu espaço de trabalho, fazer amizades com seus colegas já contratados e se aproximar de Felipe (Johnny Massaro), um dos chefes de criação da agência. Mas ela se vê perdida em uma festa de final de ano e uma pequena mentira que conta transforma a relação de inúmeros funcionários da agência, incluindo Norberto (Luis Miranda), o chefe.

'O Auto da Boa Mentira' escolhe um formato diferente para apresentar os contos e garanto que isso pode ser um ponto positivo. As inserções das falar originais de Ariano Suassuna são complementos importantes para narrar o início de cada história.

Ainda assim, pode parecer estranho para muitos, pois parece uma série, mas sem as pausas entre cada capítulo. Considerando as inúmeras entrevistas de acervo de eventos e programas de TV de Suassuna (não só do acervo da TV Globo), certamente o filme pode ser ampliado para outros formatos futuramente. Afinal, a cada pequena mentira, uma grande história pode ser contada.

E você, já foi para a Disney?

Postar um comentáriofacebookdisqus

0/0 Comentários/Comentários

A+
A